PUBLICIDADE

Mundo

Veja como foi a semana no mundo, de 18 a 24 de maio

26 mai 2013 - 08h00
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornalista Horacio Raña, da Télam, durante entrevista em Damasco com o presidente Bashar al-Assad
O jornalista Horacio Raña, da Télam, durante entrevista em Damasco com o presidente Bashar al-Assad
Foto: Télam / Reprodução
Sábado, 18 de maio

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, negou no sábado que seu governo tenha usado armas químicas contra populações civis, ao afirmar que isto não poderia ser escondido, e disse que as acusações poderiam ser utilizadas para justificar uma guerra contra seu país. "As acusações contra a Síria a respeito do uso de armas químicas ou a minha renúncia mudam a cada dia. E é provável que se use como prelúdio de uma guerra contra nosso país", disse o presidente sírio. "Disseram que usamos armas químicas contra zonas residenciais. Se fossem usadas sobre uma cidade ou subúrbio com um saldo de 10 ou 20 vítimas acreditariam?". "O uso (de armas químicas) significaria a morte de milhares ou dezenas de milhares de pessoas em questão de minutos. Quem poderia esconder tal coisa?", questionou.

Domingo, 19 de maio

O Exército sírio, apoiado por milicianos do partido xiita libanês Hezbollah, entrou no domingo no centro de Qusair, reduto dos rebeldes na província de Homs. Pelo menos 32 pessoas morreram no conflito entre rebeldes, tropas do governo e combatentes do Hezbollah em Qusair, a dez quilômetros da fronteira com o Líbano. Os rebeldes oferecem resistência intensa ao ataque das tropas oficiais na cidade de 25 mil habitantes.

Segunda-feira, 20 de maio

Lea Bessinger e o filho John procurando por itens para salvar em meios aos destroços de casa, em Moore
Lea Bessinger e o filho John procurando por itens para salvar em meios aos destroços de casa, em Moore
Foto: AP

Na segunda-feira, um gigantesco tornado de mais de três quilômetros de diâmetro atingiu a área sul de Oklahoma City, arrasando em sua passagem várias casas e matando 24 pessoas. Este imenso tornado, depois identificado como de categoria F5, a mais elevada, chegou poucas horas depois que na madrugada passada outros tornados sacudiram o estado e causaram a morte de pelo menos duas pessoas, além de deixar quase 30 feridos e 300 casas destruídas.

Terça-feira, 21 de maio

Foto: AP

Na terça-feira, o Vaticano declarou que o papa Francisco não realizou qualquer exorcismo no domingo em um jovem na Praça de São Pedro, como afirmou o canal TV2000, ligado a bispos italianos. "O santo padre não realizou um exorcismo, mas, como faz frequentemente com as pessoas doentes e que sofrem, rezou por uma pessoa que sofre que foi apresentada a ele", afirmou nesta terça-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em um breve comunicado. O canal divulgou que o Papa havia realizado no domingo "uma prece de libertação do demônio ou um autêntico exorcismo" em um jovem doente que assistiu à missa de Pentecostes na Praça de São Pedro do Vaticano.

Também na terça, o Conselho de Guardiães da Revolução, que supervisiona a vida política do Irã, admitiu apenas oito candidatos para as eleições presidenciais do próximo dia 14 de junho entre os 686 aspirantes inscritos. Os dois principais opositores à linha que segue o líder supremo, o ex-presidente reformista moderado Akbar Hashemi Rafsanjani e o nacionalista conservador e liberal em questões sociais, Esfandiar Rahim Mashaei, foram desqualificados.

Quarta-feira, 22 de maio

Homem seria um dos suspeitos de matar um soldado com um machete; em seguida, ele e outro homem foram baleados pela polícia
Homem seria um dos suspeitos de matar um soldado com um machete; em seguida, ele e outro homem foram baleados pela polícia
Foto: Divulgação

Na quarta-feira, um soldado morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um ataque com um machete (tipo de facão) na região sudeste de Londres. O ataque ocorreu por volta das 16h (12h de Brasília). O governo britânico tratou o caso como um possível incidente terrorista e o primeiro-ministro do país, David Cameron, disse que ficou "chocado".

Quinta-feira, 23 de maio

Obama durante o pronunciamento anual sobre segurança nacional
Obama durante o pronunciamento anual sobre segurança nacional
Foto: AP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu, na quinta-feira, o uso de drones na guerra contra o terrorismo. Em seu discurso anual sobre segurança nacional, em Washington, o líder americano disse que a tecnologia dos aviões não tripulados, apesar de levantar questões, é efetiva. "Esses ataques têm salvado vidas", disse o presidente. Em sua fala, pronunciada na National Defence University, ele também renovou a iniciativa de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba, onde mais de 100 prisioneiros estão em greve de fome, em momento marcado por uma interrupção no seu discurso.

Sexta-feira, 24 de maio

O presidente do Equador, Rafael Correa tomou posse de seu novo mandato, após conseguir a reeleição no pleito de fevereiro para um período que terminará em 2017. Correa, no poder desde 2007, obteve 57,17% dos votos válidos nas eleições de fevereiro passado nas quais o movimento governista, Alianza País, ficou com cem das 137 cadeiras da Assembleia Nacional. Em um discurso marcado por temas regionais, o presidente reeleito defendeu a política latino-americana e criticou o bloqueio americano a Cuba.

Correa acena durante cerimônia de posse para o seu segundo mandato, em Quito
Correa acena durante cerimônia de posse para o seu segundo mandato, em Quito
Foto: AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade