PUBLICIDADE

Mundo

Veja como foi a semana no mundo, de 3 a 9 de agosto

11 ago 2013 - 08h00
(atualizado em 29/8/2013 às 13h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv foi uma das que fecharam neste domingo
Embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv foi uma das que fecharam neste domingo
Foto: Reuters

Domingo, 4 de agosto

Os Estados Unidos fecharam a maior parte de seus consulados e embaixadas nos países árabes - 22 no total diante das representações ocidentais após a advertência emitida por Washington de possíveis atentados da Al-Qaeda em agosto. O caso de maior preocupação ocorreu no Iêmen, sob preocupação de ação terrorista da rede terrorista baseada no país. Uma teleconferência de líderes da rede teria motivado o fechamento das embaixadas, ação lamentada pelo governo iemenita.

Manifestante exibe bandeira turca para soldados que protegem tribunal em Silivri
Manifestante exibe bandeira turca para soldados que protegem tribunal em Silivri
Foto: Reuters

Segunda-feira, 5 de agosto

Um tribunal turco condenou 16 pessoas à prisão perpétua em um megajulgamento contra 275 acusados de conspirar contra o governo conservador islâmico do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan. O ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas turcas entre 2008 e 2010, general Ilker Basbug, de 70 anos, foi condenado à prisão perpétua pelo tribunal de Silivri, 50 km a oeste de Istambul.

Ainda na segunda, os chanceleres do Mercosul transmitiram em um encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a rejeição do bloco regional à espionagem dos Estados Unidos a vários países da região após informações das denúncias de Edward Snowden.

Breivik (dir.) durante o seu julgamento, em agosto do ano passado
Breivik (dir.) durante o seu julgamento, em agosto do ano passado
Foto: AFP

Terça-feira, 6 de agosto

O extremista de direita norueguês Anders Behring Breivik, que apresentou um pedido para poder estudar Ciências Políticas na Universidade de Oslo, foi rejeitado pela instituição por que ele carece das qualificações necessárias. "A conclusão é que não foi considerado suficientemente qualificado para iniciar um curso de Ciências Políticas", declarou à AFP o reitor da universidade, Ole Petter Ottersen.

No mesmo dia, o novo presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que está "seriamente determinado" a resolver uma disputa com o Ocidente sobre o programa nuclear de Teerã e que está pronto para entrar em negociações "sérias e substanciais" sobre a questão. Mas, falando durante sua primeira entrevista coletiva como presidente, ele disse que o outro lado deve perceber que uma solução deve ser alcançada "somente através de conversas, não ameaças".

Explosão em edifício de 10 andares no centro da cidade de Rosário, na Argentina, deixou mortos e feridos
Explosão em edifício de 10 andares no centro da cidade de Rosário, na Argentina, deixou mortos e feridos
Foto: AFP

Na Argentina, 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em uma forte explosão causada por vazamento de gás, que deixou em ruínas um prédio no centro de Rosario e estremeceu a terceira maior cidade argentina. Até a noite do dia 8, oito pessoas seguiam desaparecidas.

No Iraque, mais um dia da crescente violência: ataques com carros-bomba contra mercados movimentados e ruas comerciais em Bagdá e em torno da capital iraquiana mataram pelo menos 51 pessoas e feriram mais de 100 nesta terça-feira. Ondas de ataques coordenados que matam dezenas de pessoas se tornaram mais comuns no Iraque nos últimos meses.

Apoiadores do presidente deposto Mohamed Mursi mantêm ocupação em barricada na Cidade Nasser, no Cairo
Apoiadores do presidente deposto Mohamed Mursi mantêm ocupação em barricada na Cidade Nasser, no Cairo
Foto: AP

Quarta-feira, 7 de agosto

Após 10 dias de expectativa e tensão diplomática, a Presidência do Egito afirmou que os esforços internacionais de mediação para encerrar a crise política do país fracassaram, e advertiu que a Irmandade Muçulmana será responsável pelo que descreveu como possíveis consequências.

No mesmo dia, um grande incêndio atingiu o maior aeroporto internacional do Quênia, na capital Nairóbi. As imagens do fato divulgadas pela imprensa quenianos mostravam um enorme bola de fogo coroada por uma gigantesca coluna de fumaça preta que, finalmente, pôde ser contida pelos bombeiros.

O presidente americano, Barack Obama, cancelou o encontro que manteria com seu colega russo, Vladimir Puin, em setembro. A Casa Branca justificou o cancelamento do encontro de Obama com Putin devido à "falta de progresso" nas relações russo-americanas, desatando um crescente atrito diplomático entre as duas nações.

Ainda na quarta, o Supremo Tribunal de Justiça venezuelano declarou inadmissível o recurso de impugnação apresentado pelo líder da oposição Henrique Capriles contra as eleições presidenciais vencidas por uma pequena margem de vantagem pelo atual presidente Nicolás Maduro em 14 de abril. "Declara-se inadmissível o recurso", afirmou Gladys Gutiérrez, presidente do STJ, ao arbitrar sobre o pedido apresentado há três meses pela oposição.

Tabaré Vázquez, candidato da Frente Ampla para 2014 (fotografia de setembro de 2008)
Tabaré Vázquez, candidato da Frente Ampla para 2014 (fotografia de setembro de 2008)
Foto: AP

E o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, confirmou que aceitou o convite da coalizão Frente Ampla para, assim, ser candidato à presidência em 2014. O anúncio foi feito logo após uma reunião com os principais líderes da coalizão governista em sua residência.

Quinta-feira, 8 de agosto

Paquistão: em meio ao fim do Ramadã, um atentado suicida matou 38 pessoas e deixou outros 50 feridos - a maioria policiais que compareciam a um funeral um dia antes do início do festival muçulmano de Eid al-Fitr no país. O ataque ocorreu em um quartel da polícia da cidade de Quetta e foi o último de uma série de atentados que demonstram os desafios enfrentados pela segurança do governo recém-eleito.

<p>O presidente dos EUA, Barack Obama, durante entrevista coletiva na Casa Branca</p>
O presidente dos EUA, Barack Obama, durante entrevista coletiva na Casa Branca
Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Sexta-feira, 9 de agosto

Pressionado e às vésperas de sair de férias, o presidente americano, Barack Obama, anunciou em Washington quatro medidas com o intuito de aumentar a confiança do público americano a respeito dos programas de espionagem. As propostas de Obama chegam em um momento delicado do governo, criticado interna e externamente após as denúncias do ex-funcionário da inteligência americana Edward Snowden sobre a Agência Nacional de Inteligência (NSA, na sigla em inglês).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade