PUBLICIDADE

Mundo

Vaticano nega que doença seja motivo de renúncia de Bento XVI

11 fev 2013 - 11h55
(atualizado às 11h57)
Compartilhar

Nenhuma doença levou Bento XVI a anunciar sua renúncia ao Pontificado, afirmou nesta segunda-feira Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Lombardi disse, no entanto, que o próprio pontífice, na carta na qual anunciou sua decisão, explicou que nos últimos meses sentiu diminuírem suas forças físicas.

"No mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações, e abalado por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a nave de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que, nos últimos meses, diminuiu em mim de tal forma como eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o Ministério que me foi encomendado", escreveu o papa.

Lombardi afirmou que o papa tem quase 86 anos, os completará no dia 16 de abril, e é "normal" que em pessoas dessa idade ocorra uma "queda das forças físicas".

Perguntado como Bento XVI passará a se chamar quando houver um novo papa e se ele será denominado "bispo emérito de Roma", Lombardi disse que isso ainda não foi estudado, mas que essa possibilidade não é descartada. Lombardi não descartou também que, já na próxima Semana Santa, o novo pontífice já esteja definido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade