PUBLICIDADE

Mundo

Usina nuclear japonesa ainda em 'estado alarmante', diz premier

A usina nuclear Fukushima, danificada no devastador terremoto de sexta-feira, ainda se encontra em estado 'alarmante', disse esta segunda-feira (hora local) o premier japonês, Naoto Kan, segundo a agência Kyodo News.

13 mar 2011 - 23h01
Compartilhar

TÓQUIO, 13 Mar 2011 (AFP) -A usina nuclear Fukushima, danificada no devastador terremoto de sexta-feira, ainda se encontra em estado ''alarmante'', disse esta segunda-feira (hora local) o premier japonês, Naoto Kan, segundo a agência Kyodo News.

Alguns dos reatores da usina Fukushima 1 perderam sua função de resfriamento, em meio a temores de um derretimento, enquanto os níveis de radiação se elevaram durante o fim de semana.

O nível de radiação no local da usina ultrapassou à noite o limite legal autorizado de 500 microsieverts por hora, segundo um relatório enviado pela operadora Tokyo Electric Power Co. (Tepco) ao governo, acrescentou a agência Kyodo.

As radiações chegaram a 751 microsieverts em um local às 02H20 locais (14H20 de domingo, hora de Brasília) e a 650 microsieverts em um segundo ponto meia hora depois, segundo o informe.

O nível máximo de radiação medido no domingo perto da usina foi de 1.557,5 microsieverts.

O nível anual de exposição considerado normal para o público é de 1.000 microsieverts.

O governo está bombeando água do mar para resfriar o núcleo. A usina foi danificada pelo terremoto e tsunami que devastaram a costa nordeste.

boc/jri/mvv

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade