PUBLICIDADE

Mundo

UPP que funciona em colégio no Alemão será desativada, diz coordenadoria

6 mai 2015 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

A base avançada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) que funciona dentro de uma escola na comunidade de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, será desativada, afirmou hoje (6) a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). O prédio para onde será transferida a base está em reforma, de acordo com o órgão, que não informou a data nem o endereço do novo local.

"As UPPs passam desde o início do ano por um processo de aperfeiçoamento. Há uma reorganização em curso para avançarmos e garantirmos à população o objetivo de todos: a paz.", acrescentou a CPP, por meio da nota.

O comunicado veio após a Comissão de Defesa de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) encaminhar à Secretaria de Estado de Segurança Pública um pedido para a retirada da base, que funciona dentro de um contêiner no pátio do colégio Caic Theóphilo de Souza Pinto.

A decisão foi resultado de uma audiência pública realizada na última segunda-feira (4), que reuniu alunos e professores do colégio, moradores do Alemão, além de representantes da comissão de direitos humanos da Alerj e da polícia.

O presidente da comissão, deputado estadual Marcelo Freixo (Psol/RJ), disse que no pedido tentaram estabelecer prazo de 30 dias para a mudança. Depois desse período, membros da comissão vão voltar à escola para verificar se a base da UPP foi removida.

"A fachada do colégio está coberta por marcas de tiros. Na sala da diretora, ao lado da cadeira, há buracos de tiros de fuzil. É inquestionavel o que a presença da sede da UPP trouxe para aquela escola. Os alunos e professores viraram alvo, isso levou conflito para a escola, que teve evasão de metade dos seus alunos desde a instalação da base", destacou Freixo.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade