PUBLICIDADE

Plano comum de defesa de recursos naturais avança na Unasul

31 mai 2013 - 01h04
(atualizado às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) concluiu nesta quinta-feira em Caracas uma reunião "sem caráter resolutivo" que, durante quatro dias, recolheu opiniões de analistas favoráveis a um plano de política comum para defender os recursos naturais na América do Sul. "Devemos avançar em direção a uma política comum. Podemos afirmar que esta é a conclusão central deste evento (...) em defesa dos direitos de propriedade dos Estados sobre os recursos naturais", expressou o secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez, no final do encontro.

A denominada Conferência de Recursos Naturais e Desenvolvimento Integral da Unasul foi iniciada na última segunda-feira e se manteve até hoje, reunindo conferentes favoráveis ao desenvolvimento de estratégias conjuntas e que, ao mesmo tempo, defendem uma redistribuição das riquezas alcançadas com os recursos naturais. "É necessário trabalhar na elaboração de um pensamento econômico próprio onde se reivindique o valor dos recursos naturais como categoria econômica fundamental, junto ao capital e junto ao trabalho", ressaltou Rodríguez.

"Para aproveitar os lucros gerados pelos recursos naturais é necessário um bruto desenvolvimento cientifico e tecnológico na região", completou o secretário-geral. Segundo Rodríguez, isso sugere "a criação de planos integrais (...) desde a base preparatória para a extração do recurso natural, o transporte da matéria-prima, os processos de transformação e industrialização dessa matéria prima, além do transporte aos mercados finais dos produtos", apontou.

O bloco sul-americano prevê nesse empenho, anunciou, realizar cinco eventos adicionais ao longo do ano, em datas ainda indefinidas, "para debater" o que foi conversado nos últimos quatro dias em Caracas. Desta forma, uma reunião sobre recursos hídricos e manejo integral de contas deverá ser realizada na Bolívia e, posteriormente, o Brasil também deverá sediar uma conferência sobre florestas e biodiversidade.

Além disso, um evento sobre ciência, tecnologia e inovação será realizado na Venezuela, e outro, na Argentina, abordará um plano de defesa nacional e recursos naturais. A reunião realizada em Caracas contou com o total de 40 intelectuais e pesquisadores provenientes das 12 nações que conformam o organismo sul-americano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade