A morte de Osama Bin Laden é uma "grande conquista" na luta contra o terrorismo no mundo, afirmam em um comunicado conjunto o presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
"Bin Laden era um criminoso responsável por atentados que custaram a vida de milhares de inocentes. Sua morte é uma grande conquista em nossos esforços para acabar com o terrorismo no mundo", destaca o texto.
"Sua morte faz deste mundo um lugar mais seguro e demonstra que estes tipos de crimes não ficam impunes". Van Rompuy e Barroso destacaram ainda que a UE mantém o "apoio aos Estados Unidos, aos sócios internacionais e aos amigos do mundo muçulmano para combater o flagelo do extremismo global".
Morte de Osama bin Laden
Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte de Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão em Islamabad, no Paquistão. "Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou. Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse.
