PUBLICIDADE

Mundo

UE espera ter força comum de fronteira já no verão europeu

21 abr 2016 - 18h14
Compartilhar
Exibir comentários

Os governos da União Europeia (UE) concordaram nesta quinta-feira em acelerar a formação de uma guarda comum para a fronteira e a costa europeias que poderia estar ativa neste verão (inverno no Hemisfério Sul) para controlar imigrantes chegando do Oriente Médio e da África.

Ministros do Interior dos 28 países do bloco deram um mandato ao representante holandês numa reunião em Luxemburgo para abrir as negociações com o Parlamento europeu o mais cedo possível.

O ministro da Holanda Klaas Dijkhoff afirmou que a força, que tem como base a agência Frontex da UE, com mais poderes e recursos, deve estar em operação neste verão. Dimitris Avramopoulos, representante europeu para imigração, afirmou esperar que a Guarda da Costa e da Fronteira Europeia esteja trabalhando em meados de junho.

Autoridades do bloco disseram que a implantação plena levaria mais tempo, mas que elementos do plano poderiam entrar em vigor em alguns meses.

A pressa para montar a força, a ser composta na sua maioria por pessoal nacional destacado, e planejada para intervir rapidamente onde as fronteiras externas da UE possam estar sobrecarregadas, se dá depois de quase 1,3 milhão de pessoas terem buscado asilo na UE no ano passado, com quase um milhão indo para a Grécia e a maior parte do restante para a Itália.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade