PUBLICIDADE

Mundo

UE deve seguir com liberação de visto para turcos nos países do bloco

1 mai 2016 - 17h30
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar de profundas dúvidas em alguns países, a União Europeia irá, nesta semana, prosseguir com um plano para conceder a turcos a entrada em países do bloco sem necessidade de visto, como recompensa pela redução no fluxo de refugiados e imigrantes para a Europa. 

A Comissão Europeia deve declarar na quarta-feira que a Turquia cumpriu com os critérios para liberação antecipada de vistos, e pedirá para governos da UE e para o Parlamento Europeu que aprovem a decisão até o fim de junho, disseram várias fontes da UE.

"Nós não abaixamos nossos padrões. A Turquia melhorou seu jogo", disse um alto representante da UE que acompanha as negociações. Ele tentou explicar como o braço executivo da UE pode verificar o cumprimento dos critérios após dizer a legisladores, há apenas duas semanas, que Ancara havia atingido menos da metade das exigências.  

A realidade política é que Bruxelas não pode dizer não e arriscar um colapso do criticado acordo entre UE e Turquia, fechado em 18 de março, destinado a conter a crise migratória na Europa.  

Ações diretas da Turquia, em coordenação com a Grécia e a Otan, e o fechamento das fronteira nos Balcãs, praticamente travou a principal rota do Mar Egeu para pessoas fugindo da guerra e da pobreza na Síria e em outros países do Oriente Médio e da Ásia.

Dados entregues diariamente ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, mostram que novas chegadas de imigrantes a ilhas gregas caíram para 63 pessoas na última quinta-feira, frente a uma média de 10 mil por dia em outubro do ano passado. 

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, alertou que Ancara encerraria sua parte do acordo - receber de volta todos aqueles que chegarem à Grécia vindos de seu litoral - caso a Europa não entregue sua parte do compromisso. 

Autoridades da UE insistem que o bloco não fez promessas, e que a oferta aplica-se apenas se a Turquia cumprir com 72 condições legais e técnicas. A Comissão relatou neste mês que Ucrânia e Geórgia haviam cumprido essas condições, e vai acrescentar Kosovo à lista na quarta-feira.

O caso da Turquia é mais sensível por conta de sua maior população, de 79 milhões de habitantes, e devido a seu falho histórico de direitos civis e de minorias, liberdade de expressão e Estado de direito. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade