PUBLICIDADE

Mundo

UE abre cúpula dominada pela crise financeira grega

Os líderes da União Europeia (UE) abriram nesta quinta-feira uma cúpula de dois dias em Bruxelas dominada pela crise financeira grega, que ameaça se estender ao conjunto da Eurozona e desestabilizar o sistema financeiro mundial.

23 jun 2011 - 15h22
Compartilhar

BRUSELAS, Bélgica, 23 Jun 2011 (AFP) -Os líderes da União Europeia (UE) abriram nesta quinta-feira uma cúpula de dois dias em Bruxelas dominada pela crise financeira grega, que ameaça se estender ao conjunto da Eurozona e desestabilizar o sistema financeiro mundial.

Apesar da crescente pressão internacional para que a Europa aja com determinação diante da ameaça da falência grega, os chefes de Estado e de governo não devem tomar nenhuma decisão de peso durante sua reunião de dois dias, embora tentem enviar uma mensagem tranquilizadora aos mercados.

Os europeus decidiram nesta semana não desbloquear nenhuma ajuda para Atenas à espera que o Parlamento grego vote nos dias 29 e 29 de junho um severo plano de austeridade, rejeitado pela opinião pública e pela oposição.

Por outro lado, os 27 preveem adotar nesta quinta-feira a nomeação do italiano Mario Draghi na presidência do Banco Central Europeu, substituindo o francês Jean-Claude Trichet.

app/ma

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade