PUBLICIDADE

Mundo

Turquia vai dispensar vistos para países da UE em cumprimento a acordo imigratório

3 mai 2016 - 13h44
Compartilhar
Exibir comentários

A Turquia concordou em acabar com as restrições para a emissão de vistos para todos os cidadãos da União Europeia, incluindo cipriotas gregos, removendo um dos últimos obstáculos para obter a liberação de vistos de entrada na Europa para seus próprio cidadãos.

No final da segunda-feira o gabinete turco aprovou a dispensa de vistos para visitantes de todos os 28 Estados membros da UE assim que a Europa suavizar seus próprios requerimentos para os turcos, de acordo com uma decisão publicada no Diário Oficial do país.

Embora a dispensa de visto se aplique a cipriotas gregos, uma autoridade turca disse à Reuters que isso não equivale ao reconhecimento de Chipre por Ancara.

Liberalizar as regras de vistos para a Turquia, nação muçulmana de 79 milhões de habitantes, é uma tema polêmico entre membros da UE, mas Bruxelas está levando a discussão adiante para manter em vigor um acordo imigratório que deve aliviar a pior crise imigratória do continente desde a Segunda Guerra Mundial –a Turquia tem acolhido de volta imigrantes rejeitados pela Grécia que partiram de seu território.

Na quarta-feira a Comissão Europeia deve declarar que a Turquia cumpriu grande parte dos critérios para a liberação de vistos e pedir aos governos da UE e ao Parlamento Europeu que aprovem a decisão até o final de junho.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade