PUBLICIDADE

Mundo

Turquia está prestes a finalizar acordo de liberação de vistos para UE, diz ministro

4 mai 2016 - 09h15
Compartilhar
Exibir comentários

A Turquia está prestes a finalizar os trabalhos necessários para liberar seus cidadãos da necessidade de apresentar vistos para viajar à União Europeia, disse o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, depois que o Parlamento aprovou nova legislação na madrugada desta quarta-feira.

O bloco de 28 nações depende da cooperação de Ancara para manter de pé um acordo firmado em março que conteve o fluxo de imigrantes e refugiados que chegam da Turquia, de onde mais de um milhão de pessoas aportaram na Grécia e na Itália no ano passado.

A Comissão Europeia deve declarar nesta quarta-feira que a Turquia cumpriu a maior parte dos critérios para a dispensa de vistos e pedir aos governos da UE e ao Parlamento Europeu que aprovem a decisão até o final de junho.

"Estamos prestes a completar o trabalho técnico necessário, incluindo os passaportes. Queremos ver tudo isso no relatório da Comissão Europeia", disse Cavusoglu em comentários transmitidos pela rede de televisão NTV.

Os regulamentos para a liberação de vistos na Europa se limitam a portadores de passaportes biométricos, que a Turquia ainda não adotou.

"Se há fraquezas, este é um processo como a filiação à UE, e estas fraquezas podem ser superadas com a determinação da Turquia no período adiante", afirmou.

No final da terça-feira, o parlamento turco aprovou uma legislação crucial para o pacto com o bloco, removendo alguns dos últimos obstáculos para o país obter acesso à Europa sem necessidade de vistos para seus cidadãos.

A assembleia aprovou uma lei que pretende regular, por meio de uma comissão de monitoramento, como os agentes da lei são disciplinados ou punidos por possíveis crimes, e depois endossou uma legislação a respeito do acordo de readmissão de imigrantes de Ancara com a UE.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade