PUBLICIDADE

Mundo

Tunísia: Exército combate 'terroristas' próximo à Argélia

1 ago 2013 - 20h19
(atualizado às 20h31)
Compartilhar

O Exército da Tunísia enfrentava na madrugada desta sexta-feira um grupo "terrorista" na região da fronteira com a Argélia, na mesma zona onde oito soldados tunisianos foram mortos na segunda-feira, informou uma fonte militar à AFP.

"Os combates prosseguem, o grupo terrorista foi cercado", disse o oficial, precisando que o confronto ocorre a 16 km de Kasserine, na base do monte Chaambi, onde um grupo ligado à Al-Qaeda é caçado desde dezembro.

"Ou se rendem ou serão mortos", afirmou o oficial.

Uma rádio tunisiana revelou que os combates ocorrem próximos à localidade de Bir Ouled Nasr Allah.

Até o momento, as autoridades em Túnis não confirmaram os combates.

O Exército intensificou suas operações antiterroristas na região do monte Chaambi desde a emboscada que matou oito militares, na segunda-feira passada.

A região de Chaambi é cenário de operações militares desde dezembro, quando um guarda foi morto a tiros. Posteriormente, vários soldados foram feridos ou mortos atingidos por artefatos explosivos escondidos nesta zona.

O governo reconheceu que um grupo armado ligado à Al-Qaeda atua em Chaambi. Alguns desses combatentes são veteranos da guerra no Mali.

A morte dos militares ocorre no momento em que a Tunísia está profundamente desestabilizada por uma nova crise política provocada pelo assassinato de um líder opositor na semana passada, o segundo desde fevereiro.

A oposição exige a saída do governo e organiza manifestações todas as noites em várias cidades tunisianas, principalmente em Túnis.

O primeiro-ministro Ali Larayedh, do partido islamita Ennahda, promete eleições para 17 de dezembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade