PUBLICIDADE

Mundo

Tumulto e forte escolta marcam visita de Harry à Cracolândia

Acompanhado do prefeito e do secretário de segurança urbana, herdeiro do trono britânico visitou duas instalações do programa de reabilitação De Braços Abertos sob forte esquema de segurança e em meio a grande tumulto

26 jun 2014 - 11h21
(atualizado às 15h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Príncipe Harry visitou o De Braços Abertos, programa de atendimento e reabilitação de dependentes químicos da região da Cracolândia, no centro de São Paulo</p>
Príncipe Harry visitou o De Braços Abertos, programa de atendimento e reabilitação de dependentes químicos da região da Cracolândia, no centro de São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra

O príncipe Harry visitou, na manhã desta quinta-feira, o projeto De Braços Abertos, programa de atendimento e reabilitação de dependentes químicos da região da Cracolândia, no centro de São Paulo.

Sob um forte esquema de segurança, o príncipe foi recepcionado pelo prefeito Fernando Haddad e visitou a tenda que oferece assistência aos usuários de drogas.

A chegada de Harry foi tumultuada, com viciados e população em geral tentando abordá-lo e tirar fotografias. Ao conseguir chegar na tenda, o príncipe conversou, por cerca de cinco minutos, com Evandro Martins, atendido pelo projeto desde março deste ano.

Durante o curto trajeto entre a tenda e um galpão de varreção, civis e policiais que faziam um cordão de isolamento tiveram de conter alguns usuários que estavam exaltados e tentaram furar o esquema de segurança.

A passagem pela praça Largo Coração de Jesus acabou sendo cancelada e o príncipe deixou o local junto de um comboio composto por veículos da embaixada, exército e polícia federal, sob um clima tenso e de muita exaltação. Dezenas de moradores e trabalhadores da região também tentaram acompanhar o membro da realeza britânica contribuindo para a tumultuada visita.

<p>Durante a visita de Harry à Cracolândia, civis e policiais que faziam um cordão de isolamento, tiveram de conter alguns usuários que estavam exaltados e tentaram furar o esquema de segurança</p>
Durante a visita de Harry à Cracolândia, civis e policiais que faziam um cordão de isolamento, tiveram de conter alguns usuários que estavam exaltados e tentaram furar o esquema de segurança
Foto: Bruno Santos / Terra

"Pessoa afável", diz Haddad sobre príncipe

Mais tarde, em entrevista coletiva na Prefeitura, Haddad disse que os representantes do poder municipal que acompanharam o príncipe à região da Luz ficaram “bem impressionados com a postura dele”.

“Porque em alguns momentos nossa própria assessoria não recomendou que ele não fosse; não pelo que ocorre na Luz hoje, mas pela enorme curiosidade de jornalistas, fotógrafos e cidadãos. E ele reafirmou o desejo de conhecer (o programa municipal e a região)”, disse.

“Nunca vi uma pessoa tão afável e educada com as pessoas ali do programa e genuinamente interessada em compreender melhor o que se passa ali”, definiu Haddad, segundo o qual o monarca se referiu à ação do programa como um “soft approach” (“abordagem suave”). “Ele colhe depoimentos dos profissionais e de beneficiários; entrevistou quatro ou cinco usuários e não queria ir embora – foi, mas pressionado pela agenda e pela segurança”, completou o prefeito.

O secretário de segurança urbana, Roberto Porto, que acompanhou de perto o compromisso, declarou que o programa De Braços Abertos é um sucesso e um orgulho e que a visita da realeza britânica foi uma boa oportunidade para mostrar "o que nós temos de melhor".

Segundo o secretário, Harry mostrou bastante interesse em saber como funciona o De Bracos Abertos e fez várias perguntas ao prefeito a respeito do programa. "Eu acho que o príncipe ficou bem impressionado com o programa", contou Porto.  

Após o compromisso no centro, o caçula de Charles e Diana seguiu para uma visita ao Instituto Ayrton Senna, onde se encontrou com a irmã do piloto brasileiro, Viviane Senna.  

Quatro dias no Brasil

Na noite da última quarta-feira, o quarto na linha de sucessão ao trono britânico participou de uma festa realizada no Consulado Britânico em São Paulo dedicada a  Rainha Elizabeth II. Poucos veículos da imprensa tiveram acesso - ainda que restrito - à cerimônia.

Durante a manhã, ele visitou a Associação de Apoio à Criança em Risco (ACER Brasil) em Diadema e interagiu com as crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. Harry conversou com mentores e integrantes dos projetos da instituição, assistiu a apresentações de música e dança e ao final jogou futebol com crianças.

Ele também fez uma visita a uma comunidade de pessoas realojadas em Cubatão que viviam em áreas de risco ou proteção ambiental. O príncipe foi recebido com animação pelos moradores da comunidade Serra do Mar e se juntou a algumas pessoas a pintar uma fachada, além de ajudar a preparar um bolo de banana e plantar árvores.

Antes de desembarcar em São Paulo, o príncipe britânico passou por Belo Horizonte na terça-feira, onde  conheceu o Minas Tênis Clube, local em que os atletas britânicos deverão de preparar para os Jogos Olímpicos de 2016 antes de assistir ao jogo da Inglaterra com a Costa Rica. No clube, Harry assistiu a uma apresentação do nadador César Cielo e de crianças, às quais distribuiu medalhas.

Na segunda-feira, 23, a sua alteza real foi à Brasília, onde visitou uma das unidades do hospital Sarah Kubischek. Ele conversou com pacientes, assistiu a uma partida de basquete e praticou canoagem. No final da tarde, o britânico aproveitou a estadia na capital brasileira para assistir ao jogo entre Brasil e Camarões no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Após a passagem de quatro dias no Brasil, Harry seguirá, nesta sexta-feira, para o Chile.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade