PUBLICIDADE

Mundo

Trump ataca Hillary e diz que ela explora gênero para ganhar votos

28 abr 2016 - 18h31
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da disputa para se tornar o candidato republicano a presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em território político de risco nesta semana quando acusou a democrata Hillary Clinton de explorar o seu gênero para ganhar votos e disse que ela teria pouco apoio se não fosse mulher.

Foto: Reuters

À medida que Trump e Hillary, depois de grandes vitórias em primárias de Estados do nordeste do país na terça-feira, se preparam para uma possível disputa nas eleições presidenciais de 8 de novembro, o comentário dele é um presságio do que pode ser uma campanha maldosa pouco comum.

Como em outros comentários polêmicos durante a atual campanha, as declarações de Trump atraíram críticas de um amplo espectro político, mas também reforçaram a sua imagem, atrativa para alguns simpatizantes, de não seguir padrões.

"A única coisa que ela tem no momento é o fato de ela ser uma mulher”, disse Trump à rede de TV NBC, se recusando a recuar por atacar Hillary pelo que ele descreve como “jogar a cartada de ser mulher”.

As afirmações de Trump, alcançando uma área de ataques relacionados a gênero que é convencionalmente vista como fora dos limites, energizaram os democratas.

"Continue falando, Donald Trump”, disse a presidente do Comitê Nacional Democrata, Debbie Wasserman Schultz, à CNN na quarta-feira. "A cada dia que Donald Trump abre a boca, ele faz mais para alienar as mulheres.”

Trump, que pode mostrar a mesma liberdade nos ataques pessoais em relação a homens, tem consistentemente se saído mal junto ao eleitorado feminino. Democratas e republicanos acusam Trump de sexismo por conta de insultos verbais contra a âncora da Fox News Megyn Kelly e a ex-pré-candidata republicana Carly Fiorina.

Na quarta, o rival mais perto de Trump na corrida pela nomeação republicana, o senador Ted Cruz, do Texas, nomeou Carly Fiorina como a sua companheira de chapa se ele levar a indicação do partido, uma iniciativa que poderia ajudá-lo a conquistar o apoio das mulheres.

"Donald tem um problema com mulheres fortes”, disse Cruz à imprensa em Indiana, após um comício. “Isso não é sutil, não é complicado.”

A senadora democrata Barbara Boxer disse que Trump está insultando todas as mulheres quando ataca Hillary e outras dessa maneira.

"Ou Trump está passando tempo demais na Trump Tower dele e não tem ideia sobre o que está acontecendo, ou ele realmente não gosta de mulheres e se sente ameaçado por elas”, afirmou a senadora à NBC.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade