PUBLICIDADE

Mundo

Treze propostas para reforçar as relações na comunidade ibero-americana

15 nov 2012 - 18h24
Compartilhar

Cádiz (Espanha) Os chefes de Estado da América Latina, Espanha e Portugal terão amanhã sobre a mesa da cúpula que realizarão em Cádiz (sul da Espanha) 13 propostas para fortalecer as relações da comunidade ibero-americana.

Distribuídas em quatro áreas, as iniciativas compreendem desde medidas no âmbito econômico até o cultural, segundo a minuta de trabalho ao qual a Agência Efe teve acesso.

Em economia, se prevê a aprovação da Carta Ibero-Americana das Pequenas e Médias Empresas, que pretende promover a iniciativa, fomentar a competitividade e a qualidade e apoiar o desenvolvimento regional.

Uma aliança público-privada que torne possível a internacionalização das pequenas e médias empresas na região ibero-americana, para o que os governos e as organizações empresariais se comprometem a promover a internacionalização dessas companhias.

Os líderes estudarão também a criação de um Conselho Ibero-Americano de Competitividade, com o objetivo de trocar boas práticas.

Os chefes de Estado receberão também a proposta da Criação do Centro Ibero-Americano da Arbitragem, cuja finalidade será contribuir para resolver conflitos e diferenças comerciais.

A criação deste centro foi impulsionada em reunião realizada no Brasil no último mês de outubro, com a assinatura de um Acordo Marco de Colaboração ao qual aderiram cerca de 40 instituições, como câmaras de comércio e colegiados de advogados.

Na área social, se propõe impulsionar a troca de recursos humanos qualificados e transformar 2013 no Ano Ibero-Americano para a Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Incapacidade, para eliminar barreiras de acesso ao trabalho.

Outra das iniciativas é a criação da Escola Ibero-Americana de Polícia e o desenvolvimento de uma Rede de Capacitação Informática entre as Escolas Nacionais de Polícia.

Em Cádiz se prevê também criar um grupo de trabalho para impulsionar um Sistema Ibero-Americano de Informação e Investigação Policial, além de favorecer a harmonização de estatísticas de segurança entre os países da comunidade.

Os líderes aprovarão a Carta Ibero-Americana da Transparência e o Acesso à Informação Pública, para tornar mais transparentes as atividades públicas.

Estudarão anida propostas técnicas, como a Criação da Rede Ibero-Americana em Excelência Científica em Biotecnologia, da qual participarão os centros nacionais dos países da região.

Se prevê, além disso, que deem sinal verde à criação de um Programa Ibero-Americano de Promoção da Ciência e Inovação, que coordene seu trabalho com os centros nacionais de pesquisa.

A cultura também estará presente na mesa da Cúpula de Cádiz, com várias iniciativas, como o desenvolvimento de uma economia ibero-americana da cultura, para o que serão promovidas ações com os países para consolidar o Espaço Cultural Ibero-Americano.

Espera-se ainda a aprovação de um programa de apoio às comunidades afrodescendentes, que estará aberto às contribuições dos países a fim de estabelecer políticas públicas de igualdade e combate ao racismo e à discriminação.

Entre as propostas figura a proclamação de 2014 como o ano para a promoção do espanhol e o português, levando em conta que cerca de 700 milhões de pessoas falam um dos dois idiomas no mundo todo.

Os líderes ibero-americanos, além de tentar renovar as relações nesta comunidade, analisarão as implicações da crise econômica na Europa, especialmente na Espanha e em Portugal. EFE

mlg/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade