PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto de 6,8 graus atinge Ilha Sul da Nova Zelândia

16 ago 2013 - 00h55
Compartilhar

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira o norte da Ilha Sul da Nova Zelândia, sem que, até o momento, as autoridades tenham informado sobre vítimas ou levantado alerta de tsunamis.

O hipocentro foi localizado a 10 quilômetros de profundidade e a 27 quilômetros ao sudoeste da cidade de Blenheim (ou a 94 quilômetros de Wellington, na ilha do Norte), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo.

Pelo menos um edifício desmorou devido à intensidade do movimento telúrico na povoado de Nelson, a cerca de 69 quilômetros do ponto sísmico.

O sistema de transporte de metrô e trem em Wellington foi fechado, assim como o aeroporto, este último de maneira temporária, até que as pistas de aterrissagem sejam analisadas.

Os serviços de emergência neozelandeses informaram que várias povoados e alguns bairros de Wellington ficaram sem eletricidade, enquanto pelo menos duis réplicas, de entre 5.7 e 4.4 graus, foram registradas após o terremoto.

No último dia 22 de fevereiro de 2011, 185 pessoas morreram em um terremoto de 6,3 graus de magnitude que sacudiu a cidade de Christchurch, na ilha do Sul da Nova Zelândia, e que causou danos em 30 mil edifícios.

Nova Zelândia se situa entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra aproximadamente 14 mil terremotos cada ano, dos quais apenas 150 são sentidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade