PUBLICIDADE

Mundo

Terceiro dia de conflito na Guiné tem pelo menos seis mortos

25 mai 2013 - 23h43
(atualizado em 26/5/2013 às 00h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos seis pessoas morreram neste sábado em Conacri, informou uma fonte médica à AFP, no terceiro dia consecutivo de violência na capital da Guiné, onde moradores da periferia enfrentam as forças policiais. "Seis corpos de jovens, cuja idade varia entre 17 e 26 anos, foram levados para o necrotério do hospital nacional de Donka, neste sábado, entre 11h e 17h (hora local)", revelou um médico, que pediu para não ser identificado.

"Eles foram mortos a tiros", completou. Ele disse também que teme que o número de vítimas seja ainda mais elevado. "Temos mais informações de outros feridos nesses bairros que ainda não foram evacuados", explicou.

Outro médico, Oumar Baldé, entrevistado no sábado à noite pela Rádio França Internacional (RFI), disse ter recebido em sua clínica em Cosa, no subúrbio, mais de 50 feridos. Desses, pelo menos sete foram a bala, e outros por pedras e armas brancas. Segundo ele, ONGs como Cruz Vermelha e Médico sem Fronteiras têm ajudado a cuidar dos feridos.

Testemunhas ouvidas pela AFP disseram que confrontos aconteceram nos bairros considerados favoráveis à oposição ao governo, entre eles Hamdallaye, Dar-es-Salam, Bambéto, Cosa e Wanidara, com a chegada da força policial. A circulação foi proibida para veículos particulares, incluindo a imprensa.

Uma fonte dos serviços de segurança disse à AFP que os ataques policiais deste sábado tiveram caráter preventivo para "neutralizar os vândalos". Segundo ele, também foram registrados casos de ferimentos graves entre os agentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade