PUBLICIDADE

Mundo

Tempestades tropicais Gabrielle e Humberto ganham força no Atlântico

10 set 2013 - 21h37
(atualizado às 21h51)
Compartilhar

A tempestade tropical Gabrielle voltou a ganhar força a caminho de Bermuda nesta terça-feira, enquanto a tempestade tropical Humberto se fortaleceu para se tornar o primeiro furacão da temporada do Atlântico, segundo meteorologistas.

O aumento na atividade das tempestades ocorreu conforme o esperado, já que a temporada do Atlântico e do Caribe atingiu o seu pico tradicional.

Gabrielle estava cerca de 45 quilômetros a sul-sudoeste de Bermuda, e meteorologistas do Centro Nacional de Furacões disseram que a previsão era de que passasse sobre a ilha mais tarde nesta terça-feira.

Seus ventos máximos aceleraram para 95 quilômetros por hora, acima dos 65 quilômetros registrados mais cedo, e um ligeiro aumento na força parecia provável, segundo meteorologistas.

Eles disseram que o mar já estava agitado em Bermuda, com registro de rajadas de vento e chuva. Vários voos para a ilha foram cancelados por precaução.

Gabrielle se formou na semana passada no nordeste do Caribe, atingindo Porto Rico ao cruzar para o Atlântico. A tempestade perdeu força rapidamente, mas se recuperou durante o fim de semana e se tornou uma tempestade tropical mais uma vez nesta terça-feira.

Em sua faixa atual, após passar por Bermuda, Gabrielle deve curvar para o norte em direção a Nova Escócia e Terra Nova, disse o centro de furacões. Espera-se que continue a ser uma tempestade tropical até que se aproxime da Terra Nova, no sábado.

HUMBERTO

A tempestade tropical Humberto se formou na segunda-feira no leste do Atlântico, perto da costa africana, e passou pelo sul da ilhas de Cabo Verde. Estava cerca de 400 quilômetros a oeste de Cabo Verde na tarde desta terça-feira, se dirigido a noroeste sobre águas abertas, sem ameaçar o continente.

Humberto tinha ventos máximos de 110 quilômetros por hora e a previsão é de que cruze a marca de 119 quilômetros por hora para se tornar um furacão mais tarde nesta terça-feira ou na quarta-feira.

Essa é a oitava tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico e no Caribe, que vai de 1 de junho a 30 de novembro e que, historicamente, atinge seu pico em 10 de setembro. Mas seria a primeira neste ano a atingir força de furacão.

(Reportagem de Jane Sutton)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade