PUBLICIDADE

Mundo

Tempestade tropical "Bárbara" deixa ao menos 2 mortos no México

30 mai 2013 - 00h07
Compartilhar

"Bárbara" se reduziu nesta quarta-feira a tempestade tropical depois de ter tocado em terra como furacão no sul do México, enquanto seu índice de periculosidade passou de forte a moderado, apesar das duas vítimas registrada no estado de Oaxaca, informaram fontes oficiais.

O secretário de Segurança Pública de Oaxaca, Marco Tulio López, afirmou que, até o momento, apenas duas mortes foram confirmadas nesse estado, entre elas a de um turista americano de 61 anos, identificado como Douglas Ketchumg, que faleceu afogado no porto de Salina Cruz.

O prefeito de Pinotepa Nacional, Carlos Sarabia, confirmou a morte de Emanuel Salinas, de 26 anos de idade, que foi arrastado pela correnteza de um rio ao tentar atravessá-lo. De acordo com reportes jornalísticos, os familiares da vítima informaram que o mesmo sofria de ataques epilépticos.

O secretário López afirmou que, além disso, há dois pescadores desaparecidos nesse estado e 12 mais em Chiapas, no sudeste do país.

Atualmente, a tempestade se encontra no sudoeste de Chiapas, a cerca de 80 quilômetros de Tuxtla Gutiérrez, a capital estatal, e a 50 quilômetros de Tonalá, onde o então furacão tocou terra hoje às 15h10 locais com força de categoria 1 na escala Saffir-Simpson.

"Bárbara" se desloca em direção ao nordeste a 15 km/h, enquanto os ventos sustentados se mantém a 95 km/h e sequências de 125, indicou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) em seu último boletim.

A agência alertou à população dos estados de Oaxaca, Guerrero, Chiapas, Veracruz, Tabasco e Campeche sobre o risco de intensas chuvas a torrenciais, ventos fortes e inundações.

"Bárbara" foi o primeiro furacão a castigar o México na atual temporada de ciclones na Bacia do Pacifico, que começou o no último dia 15 de maio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade