PUBLICIDADE

Mundo

Tempestade deixa dez mortos nos EUA

Compartilhar

WASHINGTON, EUA, 30 Jun 2012 (AFP) -Uma violenta tempestade atingiu a região de Washington e o leste dos Estados Unidos neste sábado, deixando ao menos dez mortos e 1,3 milhão de residências sem energia elétrica, informou a imprensa local.

O Washington Post revelou que uma pessoa morreu na região da capital americana ao ser atingida por um cabo elétrico, e que outras quatro faleceram devido à queda de árvores nos estados vizinhos de Virgínia e Maryland.

O Richmond Times-Dispatch noticiou a morte de ao menos seis pessoas na Virgínia.

Ao menos 1,3 milhão de residências e escritórios permaneciam sem energia elétrica, segundo o mesmo jornal.

Na manhã deste sábado, os habitantes da capital dos Estados Unidos encontraram as ruas repletas de árvores, galhos, postes derrubados e lixo devido aos fortes ventos.

Arrancadas pela tempestade, árvores bloqueavam completamente algumas estradas da região.

A tormenta ocorre após temperaturas muito elevadas na zona, acima dos 38 graus.

O presidente Barack Obama declarou estado de emergência na Virgínia Ocidental, onde 688.000 pessoas ficaram sem eletricidade. O governador Earl Ray Tomblin pediu calma à população.

"Nossas equipes de resgate têm a imperiosa necessidade de chegar às pessoas com dificuldades", disse Tomblin. "Peço a todos os cidadãos da Virginia Ocidental que não utilizem as estradas, exceto em caso de urgência absoluta".

O governador da Virgínia, Bob McDonnell, também declarou o estado de emergência assinalando que a tormenta provocou os piores danos no sistema elétrico na história do estado.

No norte da Virgínia, 441.400 pessoas permaneciam sem eletricidade no início da tarde deste sábado, segundo o site Dominion Virginia Power. Em todo o estado, 661.250 residências sofreram interrupção no fornecimento de energia.

Pepco, a empresa que fornece energia a Washington e Maryland, informou que 443.000 clientes permanecem sem luz e serão necessárias 24 horas para se restabelecer o serviço.

A agência americana para gestão de crise (Fema) trabalha ativamente com as autoridades locais nas zonas afetadas pela tormenta (Indiana, Kentucky, Ohio, Virgínia Ocidental, Virgínia, Maryland, Pensilvânia e Washington), informou o departamento de Segurança Nacional.

Em Ohio, 500 mil usuários permaneciam sem energia elétrica, segundo a companhia AEP, que previu para entre 5 a 7 dias a normalização do serviço.

vlk-eg/lr

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade