PUBLICIDADE

Mundo

Tempestade de neve paralisa parte da Europa

12 mar 2013 - 11h04
(atualizado às 11h09)
Compartilhar

O forte temporal de neve que atinge nesta terça-feira grande parte do norte da Europa forçou o fechamento provisório do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, causou atrasos e cancelamentos em outros aeroportos e na rede ferroviária e provocou o caos nas estradas.

Os países mais afetados são Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido e França. O aeroporto de Frankfurt ficou fechado provisoriamente até às 9h30 (de Brasília) pois as pistas estavam cobertas de neve, informou Stefan Schulte, presidente da Fraport, sociedade que administra o aeroporto.

A neve também bloqueou a circulação em várias estradas da Bélgica, Holanda e Luxemburgo e em boa parte dos serviços ferroviários, entre eles os trens internacionais que ligam Bruxelas com a França. Já os principais aeroportos sofrem com atrasos e cancelamentos.

O Eurostar, o trem que liga Bruxelas com Londres, registra "grandes atrasos" devido às "complicadas condições climatológicas no norte da França", por isso a companhia aconselha seus passageiros a viajarem apenas se for "essencial".

No aeroporto de Bruxelas, os voos estão atrasados "em consequência dos trabalhos de limpeza de neve e das operações de descongelamento das aeronaves", informou o site do aeroporto. Alguns voos chegaram a ser cancelados.

Segundo dados do jornal "Le Soir", as retenções nas estradas belgas chegaram a alcançar hoje 1.670 quilômetros na hora do rush, frente aos 200 quilômetros de engarrafamentos que ocorrem em condições climatológicas normais.

As províncias do sul da Holanda também foram afetadas pelo temporal, que criou um "caos no trânsito" da zona, segundo o instituto meteorológico.

A onda de frio e neve pegou desprevenido centenas de motoristas nas estradas do Reino Unido, onde a temperatura ficou abaixo de zero. O país também sofreu com problemas em suas linhas ferroviárias e aeroportos.

A tempestade neve mantém hoje praticamente paralisado o noroeste da França, onde 29 departamentos estão em alerta e várias estradas cortadas. O transporte ferroviário e aéreo foi prejudicado e muitos lares estão sem eletricidade.

Na região de Paris, os dois aeroportos, de Orly e o de Charles de Gaulle, tiveram um quarto de seus voos cancelados. Vários motoristas ficaram presos em estradas francesas bloqueadas pela nevasca.

Na Normandia e Bretanha, 68.000 casas ficaram sem eletricidade durante a noite e a energia não foi restabelecida em muitos lugares até agora. No norte, no departamento de Somme, nenhuma estrada está liberada para o tráfego.

EFE   
Compartilhar
Publicidade