PUBLICIDADE

Mundo

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol analisa adversários da Copa

9 jun 2015 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, Oswaldo Alvarez, o Vadão, fez uma avaliação dos adversários que o Brasil enfrenta na primeira fase da Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que ocorre no Canadá. Ele falou ontem (8) à noite, junto com a jogadora Marta.

O primeiro jogo do Brasil é contra a Coreia, hoje às 20h, no horário de Brasília, no Estádio Olympique, em Montréal. Vadão alertou os torcedores para que não se enganem com a equipe coreana. Lembrou que as adversárias deram trabalho às norte-americanas em jogo recente e que a estreia do Brasil no Mundial será contra um time difícil.

“A Coreia tem velocidade no contra-ataque, um sistema defensivo que suportou muito tempo a pressão dos Estados Unidos e é uma equipe que não perde o equilíbrio, não perde a calma, a tranquilidade. O propósito deles é cumprido durante os 90 minutos. Então, aqueles brasileiros que acham que teremos uma missão fácil, muito pelo contrário, será uma missão dificílima”, enfatiza.

Vadão também destacou a qualidade das outras equipes que o Brasil enfrenta na primeira fase da Copa. a Espanha, no dia 13, e a Costa Rica, no dia 17.

“Embora seja o último jogo, o que vai definir a primeira fase será Brasil e Costa Rica. A Espanha teve uma competição eliminatória impecável, a melhor equipe em todos os sentidos, foi a melhor do seu grupo e, incontestavelmente, está presente por mérito. Não deixa nenhuma dúvida de que o futebol espanhol vem com tudo para esse Mundial feminino.”, disse. Em desabafo, Vadão comentou que o Brasil perdeu uma oportunidade de fortalecer o futebol feminino quando a equipe tinha o favoritismo nas grandes competições. “A modalidade foi pouco desenvolvida, os outros países desenvolveram muito e nós acabamos ficando para trás, essa é que é a grande realidade”, afirmou. Mas ele acredita que o time brasileiro está preparado e poderá ter boa atuação no torneio do Canadá.

“Nós temos jogadoras experientes, com poder de decisão muito grande, jogadoras que individualmente têm o poder do drible, da jogada individual, da criatividade. Aliado ao bom desenvolvimento tático, acho que aí nós podemos ter chance de fazer um grande Mundial”, destacou.

Cinco vezes eleita a melhor jogadora do mundo e capitã da Seleção Brasileira, Marta falou sobre a vontade que tem de fortalecer o futebol feminino no Brasil. “É mais uma Copa do Mundo na minha vida, mas a vontade de vencer, a vontade de estar sempre destacando a minha equipe e fazendo com que o futebol – principalmente no meu país cresça – é muito maior do que qualquer coisa”, afirmou.

Marta disse que o time tem se preparado. “A gente percebe que o futebol hoje está muito evoluído, exige muita força física e intensidade, então a gente está trabalhando muito isso para que possa chegar bem na competição e bater de frente com as grandes.”

Vista como um modelo pelas jogadoras mais jovens e um exemplo para as 14 estreantes em Copa do Mundo, ela destacou que a responsabilidade pelo desempenho do time é partilhada pela equipe.

“É uma divisão entre a gente, correta, e tentamos manter isso de forma bem tranquila para que elas possam desempenhar da melhor forma.”

Ela lembrou seu primeiro jogo em Copa do Mundo, também contra a Coreia, em 2003. A meia-atacante conta que estava deslumbrada por estar participando da competição. Na ocasião, o Brasil venceu a Coreia por 3 a 0 . Um dos gols foi de Marta. Sobre o jogo de hoje, ela diz que está otimista. “Eu espero que o Brasil possa viver sua primeira vitória e assim sucessivamente na competição”.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade