PUBLICIDADE

Mundo

Tamarod: o movimento que quer saída de presidente do Egito

2 jul 2013 - 05h31
(atualizado às 07h15)
Compartilhar

Tamarod é o mais novo movimento popular de protesto no Egito, que está por trás das recentes manifestações nacionais contra o governo do presidente Mohammed Morsi, um ano após ele ter assumido o poder.

O grupo, cujo nome significa "rebelde" em árabe, afirma ter obtido 22 milhões de assinaturas pedindo a renúncia de Morsi e a convocação de eleições presidenciais antecipadas.

Após as grandes manifestações de domingo, que levaram milhões de pessoas às ruas de Cairo e de outras cidades, o Tamarod deu ao presidente um ultimato para renunciar até 17h desta terça-feira (15h GMT) ou enfrentar uma campanha de "completa desobediência civil".

O movimento pediu que "instituições do Estado, incluindo o Exército, a polícia e o Judiciário, claramente se alinhem à vontade popular representada pelos multidões".

O Tamarod também rejeitou recentes ofertas de diálogo feitas pelo presidente.

Em um comunicado, o movimento afirmou: "Não há como aceitar meias medidas. Não há outra alternativa a não ser o fim pacífico do mandato da Irmandade Muçulmana e de seu representante, Mohammed Morsi".

'Presidente e sua tribo'

Muitos dos manifestantes acusam o presidente de colocar os interesses da Irmandade Muçulmana, o poderoso movimento islâmico ao qual ele pertence, acima do país como um todo. Seus correligionários negam a acusação.

Os ativistas do Tamarod rapidamente se tornaram uma cara familiar nas ruas egípcias, frequentemente bloqueando o trânsito para entregar petições. O grupo também coletou assinaturas em seu site, bem como por Facebook e Twitter.

Ao final de junho, o grupo havia reunido 15 milhões de assinaturas. Os ativistas contam ter conferido as assinaturas se valendo de um recente registro eleitoral do Ministério do Interior.

A Irmandade Muçulmana afirmou, no entanto, que as assinaturas reunidas pelo Tamarod se limitavam, na verdade, a um total de 170 mil.

No sábado, o grupo ativista disse ter coletado um total de 22 milhões de assinaturas, o que representa mais de um quarto da população do Egito.

Um dos criadores do Tamarod descreveu o êxito do grupo como sendo "assombroso".

"Já não sei dizer quantos membros nós temos lá fora. Posso pensar em milhões de egípcios que são membros", afirmou o ativista Ahmed al-Masry.

"Em determinado momento, as pessoas desistiram (do presidente Morsi). Ninguém é ouvido a não ser o presidente e a sua tribo."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade