PUBLICIDADE

Mundo

Taliban paquistanês ameaça realizar ataques nos EUA e Europa

3 set 2010 - 16h16
Compartilhar

O Taliban do Paquistão ameaçou na sexta-feira desferir ataques nos Estados Unidos e na Europa "muito em breve".

A advertência acontece após uma nova onda de violência militante no Paquistão esta semana que aumentou a pressão sobre o governo apoiado pelos EUA, que já está sobrecarregado com uma crise provocada pelas enchentes.

"Lançaremos ataques na América e na Europa muito em breve", disse à Reuters por telefone Qari Hussain Mehsud, um importante líder do Taliban paquistanês, de um lugar não revelado.

Um homem-bomba atacou durante uma manifestação na cidade paquistanesa de Quetta na sexta-feira, matando ao menos 54 pessoas no segundo grande ataque esta semana.

O ataque contra o agrupamento xiita que manifestava solidariedade para com o povo palestino ocorreu no momento em que os EUA disseram que as inundações devastadoras provavelmente impedirão ofensivas do Exército contra insurgentes do Taliban.

"Infelizmente, as enchentes no Paquistão provavelmente adiarão qualquer operação do Exército paquistanês no Waziristão do Norte por algum período," disse o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates, que está no Afeganistão visitando as tropas dos EUA.

O policial Hamid Shakeel disse à Reuters que ao menos 54 pessoas morreram e cerca de 160 ficaram feridas em Quetta.

Dezenas de mortos e feridos jaziam em piscinas de sangue depois da explosão que também deixou veículos em chamas.

Horas depois, o Taliban, que tem ligações com a Al Qaeda, assumiu responsabilidade pelo ataque, afirmando que ele foi uma vingança pelas mortes de clérigos sunitas radicais por sunitas, representando um desafio ainda maior ao governo civil impopular. "Nós nos orgulhamos em assumir a responsabilidade pelo ataque de Quetta", disse Mehsud à Reuters.

Mais cedo, o Taliban já havia reivindicado a autoria pelos ataques de quarta-feira contra uma procissão xiita na cidade de Lahore, no leste do país, nos quais ao menos 33 pessoas morreram. As explosões foram o primeiro grande ataque desde que as águas das enchentes tomaram o país. O Taliban e seus aliados em geral adotam como alvo minorias religiosas numa campanha para desestabilizar o governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade