PUBLICIDADE

Mundo

Surto de ebola já matou 729 e teve 13 mil casos, diz OMS

Novo relatório foi divulgado nesta quinta-feira pela Organização Mundial de Saúde; veja dados

31 jul 2014 - 11h45
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O surto de ebola que afeta a África Ocidental já infectou 1.323 pessoas, das quais 729 morreram, segundo a última apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Organização especificou, em comunicado, que a situação "se mantém precária" com transmissão sustentada na comunidade e nos centros de saúde.

"Os novos contágios evidenciam que se devem redobrar os esforços para lutar contra os problemas identificados, como a transmissão nos centros de saúde, e um sistema de controle efetivo dos contatos", afirma.

Os porta-vozes da OMS continuam insistindo em sua preocupação, porque persistem as crenças equivocadas em torno da doença, e a população não abre mão de costumes ancestrais como lavar e abraçar os corpos antes de enterrá-los, o que expõe ao contágio com o vírus.

A doença - que é transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados - causa hemorragias graves e a taxa de mortalidade chega a 90%.

A OMS ativou a Rede Global de Alerta e Resposta (GOARN, na sigla em inglês) - rede formada por agências internacionais, governos, universidades, e outras entidades - e solicitou especialistas em diversas áreas que possam viajar aos três países envolvidos para tentar conter o surto. As informações são da agência EFE.

Veja os detalhes do relatório:

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade