PUBLICIDADE

Mundo

Sudão: 8 morrem em choque entre tribos na fronteira norte-sul

9 jan 2011 - 13h25
(atualizado às 14h36)
Compartilhar

Pelo menos oito pessoas morreram neste domingo em enfrentamentos entre tribos rivais no disputado enclave de Abyei, na fronteira entre o norte e o sul do Sudão, informaram fontes dos dois lados.

infográfico info sudão referendo
infográfico info sudão referendo
Foto: AFP

O Sudão do Sul deu início neste domingo a um histórico referendo de secessão, no qual quatro milhões de eleitores decidirão se o país deve permanecer unido ou dividir-se em duas nações.

Referendo do Sul: passado e futuro em jogo

Neste domingo, 9 de janeiro de 2011, a população da porção sul do Sudão vai às urnas no referendo que vota a autonomia da região. A expectativa geral é de que o 'sim' saia vencedor, resultado que deve levar à secessão do resto do país e a criação de uma nova nação: o Sudão do Sul, com capital em Juba e presidido por Salva Kiir.

O referendo está previsto desde janeiro de 2005, quando foi assinado o Tratado de Naivasha. Também conhecido como Amplo Acordo de Paz, o tratado colocou fim a um conflito de 21 anos travado entre o norte sudanês, predominantemente árabe, e rebeldes do sul, região miscigenada e parcialmente cristã. Durante este período, iniciado em 1983, cerca de dois milhões de pessoas morreram.

Apesar da boa expectativa para a realização do referendo, muito deve ainda acontecer depois dele. O presidente sudanês, Omar al-Bashir, garantiu que aceitará o resultado da votação, mas ainda é incerto o futuro das relações entre norte e sul. Por trás do conflito está a disputa pelo controle da maior riqueza natural do país, uma reserva de milhões de barris de petróleo, localizada justamente na faixa central do Sudão.



AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade