PUBLICIDADE

Mundo

Suboficial pilotava balsa sul-coreana na hora do naufrágio

Capitão não estava no comando na hora do acidente; pelo menos 28 passageiros morreram

18 abr 2014 - 09h23
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Um suboficial, e não o capitão, pilotava a balsa “Sewol” no momento do naufrágio que ocorreu em águas sul-coreanas há dois dias, segundo a Justiça do país. “Era o terceiro tenente que estava no comando no momento do acidente”, declarou o procurador-geral Park Jar-eok, em entrevista coletiva. “O capitão não estava no leme”.

De acordo com a EFE, a promotoria da Coreia do Sul pediu a prisão do capitão e dois membros da tripulação por terem supostamente infringido a lei, abandonando o barco no início do resgate, sem levar em conta a segurança da maioria dos 475 passageiros que estavam a bordo.

Pelo menos 28 pessoas morreram no acidente, até a manhã desta sexta-feira, e as autoridades temem que esse  número aumente com rapidez. Ainda falta encontrar 268 passageiros desaparecidos.

A polícia também investiga uma suposta negligência da tripulação, que teria ordenado aos passageiros que permanecessem em seus assentos ao invés de tentar fazer algo para se salvarem. Isso teria acontecido durante quase uma hora após ser escutado um estrondo que resultou no afundamento do barco. Causas possíveis para o acidente incluem problemas com o armazenamento de cargas e defeitos estruturais da embarcação.

mapa do naufrágio - Coreia do Sul

Com informações da AFP, EFE e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade