PUBLICIDADE

Mundo

Socialista pede 'governo de união nacional' na Grécia

Compartilhar

ATENAS, 6 Mai 2012 (AFP) -O líder socialista grego, Evangelos Venizelos, cujo partido, o Pasok, obteve uma derrota histórica nas eleições legislativas realizadas neste domingo, pediu a formação de "um governo de união nacional pró-europeu" para tirar o país da crise.

Venizelos, que como ministro das Finanças do governo em fim de mandato negociou com a UE e o FMI o segundo plano de resgate do país, reconheceu que esse acordo será "difícil", por conta da guinada política na Grécia, e disse que "a mudança radical da cena política não significa o fim da crise, e sim a crise em plena evolução".

De acordo com as sondagens realizadas por cinco institutos gregos, será muito difícil alcançar uma maioria parlamentar como a da coalizão governamental formada por conservadores e socialistas que dirigem o país desde novembro.

Como primeira força do país, a Nova Democracia deverá alcançar 109 cadeiras e o Pasok 42. Pela frente, no entanto, eles terão dois blocos, um de esquerda e um de direita, que rejeitam a austeridade, com destaque para o partido da esquerda radical Syriza, que obterá 50 deputados.

Venizelos disse que um governo de união deve ter "uma clara orientação pró-europeia", mesmo que se dê margem para renegociar os termos do acordo alcançado com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que estes apoiem financeiramente o país, em troca de uma severa austeridade.

Segundo a Constituição, o chefe de Estado, Carolos Papoulias, deve encarregar na segunda ou na terça-feira o líder do partido vencedor da convocação de um governo. Caso este fracasse, poderá pedi-lo às duas formações com melhores resultados.

O líder dos conservadores gregos, Antonis Samaras, cuja formação venceu as legislativas celebradas neste domingo, afirmou que buscará formar um governo de salvação nacional para manter o país dentro do euro.

"Estamos preparados para assumir a responsabilidade de formar um governo de salvação nacional com dois objetivos exclusivos: manter o país no euro e corrigir as políticas do pacto", afirmou.

cb/im/mcd/ltl/lb/wm

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade