PUBLICIDADE

Mundo

Sobreviventes de acidente no Québec abrem processo coletivo

15 jul 2013 - 20h19
(atualizado às 21h18)
Compartilhar

Dois moradores da localidade canadense de Lac-Megantic, onde um acidente ferroviário matou estimadas 50 pessoas neste mês, iniciaram uma ação judicial coletiva pleiteando uma indenização para a pequena comunidade na região francófona do Québec.

O acidente ocorreu porque um trem com 72 vagões de combustível perdeu os freios no seu estacionamento e desceu em alta velocidade até o centro de Lac-Megantic, causando uma explosão que devastou o centro da pequena cidade turística.

Os autores da ação são Guy Ouellet, que ficou viúvo no acidente, e Yannick Gangné, dono de um popular bar que foi destruído na explosão. O estabelecimento estava lotado, e acredita-se que a maioria dos frequentadores tenha morrido.

Até agora, 37 corpos foram localizados e 13 pessoas permanecem desaparecidas. Foi um dos piores acidentes ferroviários na história do Canadá.

A Montreal Maine & Atlantic Railway, empresa responsável pelo trem, admitiu sua responsabilidade pelo caso e pediu desculpas à cidade de 6 mil habitantes.

O centro de Lac-Megantic permanece fechado para moradores e visitantes, enquanto a polícia e investigadores vasculham escombros e demolem edifícios considerados estruturalmente instáveis após as explosões, que reabriram o debate sobre a segurança de se transportar petróleo por via férrea.

(Reportagem de Phil Wahba)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade