PUBLICIDADE

Mundo

Snowden diz que 'espionagem foge do controle democrático'

Caso envolvendo Alemanha e EUA é exemplo disso

9 mai 2015 - 11h41
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá, em fevereiro de 2015
Snowden aparece em vídeo durante conferência em colégio do Canadá, em fevereiro de 2015
Foto: Mark Blinch / Reuters

O recente escândalo que mostra a cooperação do serviço secreto alemão (BND) e da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos confirma que a espionagem de massa está fora do controle democrático. É o que afirma o ex-analista norte-americano Edward Snowden ao jornal alemão Der Spiegel.

"Agora, todos os fatos estão sobre a mesa. A vigilância em massa é real e se faz espionagem industrial. E, os serviços secretos trabalham fora da percepção e do controle dos representantes eleitos pelo povo e pela Justiça", afirmou Snowden.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na TV, Snowden questiona Putin sobre vigilância na Rússia:

Segundo Snowden, os analistas da NSA "podem inserir qualquer tipo de seletor sem passar primeiro por um processo de aprovação". Só na sequência, caso seja constatado algo, é feito o pedido.

"Datagate" alemão

O ex-analista se referia ao caso investigado por uma comissão parlamentar da Alemanha, o chamado "datagate". Ela começou seu trabalho no início do ano passado após diversos jornais do país revelarem que a NSA fez uma espionagem contra o governo do país e, especialmente, contra a chanceler Merkel.

Em julho, um funcionário do serviço secreto da Alemanha, o BND, foi demitido por suspeitas de que ter ajudado a NSA, dos EUA, a espionar empresas do país. Mais recentemente, o escândalo atingiu o governo de Merkel - que saberia do esquema de espionagem - algo que está sendo "avaliado" pelas autoridades.

Obama limita poderes de agência de espionagem NSA:
Fonte: Ansa Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade