0

Seul receberá cúpula do G20 em novembro de 2010

9 nov 2009
10h01

A cidade sul-coreana de Seul receberá a próxima cúpula anual do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) em novembro de 2010, a ser realizada pela primeira vez após ser declarada como o principal fórum de discussão econômica de maneira permanente, anunciou hoje a organização.

A decisão oficial foi tomada hoje pelo comitê organizador depois de serem cogitadas várias opções na Coreia do Sul, país eleito para realizar a reunião dos chefes de Estado e Governo do G20.

Seul se impôs por sua capacidade hoteleira frente a cidades como Incheon, Busan ou a ilha de Jeju.

"Consideramos muitos aspectos, mas o mais importante deles foi o número de hotéis das cidades", disse o chefe da organização, Sakong Il, que destacou que o evento atrairá cerca de 10 mil participantes, liderados por chefes de Estado, de Governo e de organizações internacionais.

Esta será a primeira reunião do G20 como principal fórum de discussão econômica mundial após a decisão tomada em setembro na cúpula de Pittsburgh (EUA) para que substitua o Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia), como um conselho permanente de cooperação econômica.

A decisão para sobressair um formato com novos membros foi tomada com o objetivo de estabelecer políticas mais efetivas para sair da crise econômica com a participação de países emergentes como Brasil, China e Índia.

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade