PUBLICIDADE

Mundo

Senador uruguaio descarta ingresso da Venezuela em meio à crise

29 jun 2012 - 03h04
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Felipe Schroeder Franke
Direto de Mendoza (Argentina)

Alberto Courier Curiel, senador do Uruguai presente à Cúpula do Mercosul que se realiza em Mendoza, no oeste da Argentina, acredita que entre as decisões a serem tomadas nesta sexta-feira pelos chefes de Estado não deve constar a promoção da Venezuela, atualmente Estado-associado, ao status de membro pleno. A crise do impeachment de Lugo abriu espaço maior à candidatura venezuelana. O parlamentar uruguaio, no entanto, justamente descarta que, neste ambiente de incerteza em Assunção, Caracas deva ingressar de forma plena na organização.

A presidência de Lugo foi sacudida por reiteradas denúncias de paternidade feitas por várias mulheres, que pediam exames de DNA por filhos que, segundo elas, tiveram com o mandatário enquanto era bispo de San Pedro, Departamento mais pobre do país
A presidência de Lugo foi sacudida por reiteradas denúncias de paternidade feitas por várias mulheres, que pediam exames de DNA por filhos que, segundo elas, tiveram com o mandatário enquanto era bispo de San Pedro, Departamento mais pobre do país
Foto: AFP

Paraguai vota impeachment de Fernando Lugo; entenda a crise:

Trajetória de Fernando Lugo na presidência paraguaia
Confira a cronologia da crise no Paraguai

Lugo, o bispo dos pobres que chegou à presidência

Federico Franco, o novo presidente paraguaio

Confira a íntegra do discurso de Fernando Lugo após impeachment

"O Paraguai segue no Mercosul. Não foi expulso. Há uma suspensão por tempo determinado. Enquanto isso ocorrer, não tenho nenhuma dúvida que será muito difícil a Venezuela ingressar com todas as bases institucionais neste momento", disse. "Enquanto não se resolver o tema do Paraguai, não creio que a Venezuela possa ingressar definitivamente no Mercosul", afirmou Curiel, presente a seminários realizados por ocasião da Cúpula.

Curiel também acredita, seguindo os caminhos indicados pelos chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor TImerman, que o Mercosul deva optar pela manutenção da suspensão do Paraguai. "Creio que amanhã (sexta-feira) se dará a suspensão do Paraguai", oficialmente suspenso até o apagar das luzes da cúpula. "No julgamento de Lugo, se sente que as acusações não têm fundamento. (...) Chama profundamente a atenção um julgamento tão sumário", disse, em referência ao processo-relâmpago que, em pouco mais de 24 horas, abriu e aprovou o impeachment do presidente paraguaio eleito democraticamente em 2008.

Perguntado se a ausência de representantes paraguaios não torna a decisão a ser tomada no Mercosul limitada, uma vez que não dá aos líderes de Assunção a chance de se defenderem oficialmente, Curiel garantiu que os críticos de Lugo foram devidamente ouvidos. "Se você suspende alguém, não tem por que trazê-lo aqui. Isso, todavia, não quer dizer que não tenhamos tido conversas informais com os representantes do Paraguai", afirmou. "O que se sente com a cultura política de cada país é que é imprescindível que a democracia exista em todos os países e que se use a cláusula democrática para uma situação desta natureza", finalizou o senador.

Processo relâmpago destitui Lugo da presidência

No dia 15 de junho, um confronto entre policiais e sem-terra em uma área rural de Curaguaty, ligada a opositores, terminou com 17 mortes. O episódio desencadeou uma crise no Paraguai, na qual o presidente Fernando Lugo, acusado pelo ocorrido, foi sendo isolado no xadrez político. Seis dias depois, a Câmara dos Deputados aprovou de modo quase unânime (73 votos a 1) o pedido de impeachment do presidente. No dia 22, pouco mais de 24 horas depois, o Senado julgou o processo e, por 39 votos a 4, destituiu o presidente.

A rapidez do processo, a falta de concretude das acusações e a quase inexistente chance de defesa do acusado provocaram uma onda de críticas entre as lideranças latino-americanas. Lugo, por sua vez, não esboçou resistência e se despediu do poder com um discurso emotivo. Em poucos instantes, Federico Franco, seu vice, foi ovacionado e empossado. Ele discursou a um Congresso lotado, pedindo união ao povo paraguaio - enquanto nas ruas manifestantes entravam em confronto com a polícia -, e compreensão aos vizinhos latinos, que questionam a legitimidade do ocorrido em Assunção.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade