PUBLICIDADE

Mundo

Segundo forte terremoto em nove dias mata 16 na Itália

Compartilhar

Por Stephen Jewkes

CAVEZZO, Itália, 29 Mai (Reuters) - Um forte terremoto matou 16 pessoas e feriu cerca de 350 no norte da Itália nesta terça-feira, espalhando pânico entre moradores que ainda vivem em barracas após um outro tremor que destruiu suas casas há pouco mais de uma semana na mesma região.

Agentes do resgate vasculhavam os escombros das casas e armazéns na região de Emilia-Romagna, onde diversas construções e lojas haviam acabado de ser reabertas após o terremoto de 20 de maio.

Autoridades confirmaram que 16 pessoas morreram, mais do que o dobro de vítimas fatais do terremoto de 20 de maio que, como o desta terça-feira, teve seu epicentro perto de Modena. O número daqueles forçados a deixar suas casas dobrou para 14.000.

"Quando estávamos descendo as escadas, ouvimos o som das casas ruindo ao nosso redor. Havia uma grande nuvem de poeira", disse Giulio, de 72 anos, em Cavezzo, uma aldeia muito danificada a cerca de 30 quilômetros de Modena, onde três morreram.

As equipes de resgate procuravam incansavelmente sobreviventes, apesar das operações iniciais terem sido prejudicadas pela interrupção da rede de telefonia móvel e da rede ferroviária em torno de Bolonha.

Uma mulher foi retirada viva dos escombros de sua casa em Cavezzo após 12 horas de buscas, de acordo com a Sky Italia.

O terremoto foi o mais mortal a atingir a Itália desde 2009, quando um tremor destruiu parcialmente a cidade central de L''Aquila, matando cerca de 300 pessoas e deixando milhares de desabrigados.

A televisão italiana mostrou prédios tremendo e desabando, ambulâncias correndo pelas cidades e equipes de resgate tentando remover os escombros e resgatar pessoas soterradas.

"A situação é muito séria, algumas pessoas estão presas sob os escombros", disse Alberto Silvestri, prefeito de San Felice Sul Panato, à emissora de TV SkyTG24.

O tremor de magnitude 5,8 aconteceu perto de Modena e foi sentido na maior parte do norte e centro da Itália, incluindo Milão. No dia 20 de maio, um terremoto de magnitude 6,0 destruiu centenas de construções, incluindo igrejas históricas e um castelo.

Em Medolla, também perto do epicentro, uma fábrica de equipamentos eletromédicos desabou, matando um trabalhador. Equipes buscavam outros três funcionários que poderiam estar sob os escombros, disse uma testemunha.

"A situação é de grande temor e incerteza", disse Salvatore Iannizzotto, chefe provincial da polícia de Modena.

O serviço de defesa civil preparava acampamentos de emergência para que os residentes passassem a noite. A região foi atingida por várias réplicas fortes, uma delas de magnitude 5,6.

A montadora Ferrari e a empresa de motocicletas Ducati fecharam suas fábricas na região por medida de segurança. A principal produtora de massas Barilla, sediada em Parma, esvaziou a fábrica por 15 minutos, mas disse que a produção não foi interrompida.

(Reportagem de Lisa Jucca, com reportagem adicional de Antonella Cinelli e Steve Scherer, em Roma, e de Stephen Jewkes, Svetlana Kovalyova e Antonella Ciancio, em Milão)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade