PUBLICIDADE

Mundo

Seca pode deixar 14 milhões de pessoas no sul da África sem comida

18 jan 2016 - 14h09
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 14 milhões de pessoas correm risco de passar fome na África meridional devido às más colheitas pela seca causada pelo El Niño, advertiu nesta segunda-feira o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas em comunicado.

Especialmente preocupantes são os casos da Zâmbia, Malawi, Madagascar e Zimbábue, que registraram em 2015 os níveis mais baixos de chuva da zona devido a uma seca que afetou gravemente o cultivo de cereais e ameaça se prolongar nos próximos meses.

Os principais afetados são os proprietários de pequenos cultivos, que representam a maior parte da produção agrícola nesta região, segundo o comunicado.

"A Zâmbia é um dos celeiros da região e o que está ocorrendo ali é motivo de grande preocupação não só para a Zâmbia, mas para todos os países da zona", declarou a diretora-executiva do PMA, Ertharin Cousin, ao concluir uma visita a esse país.

Cerca de três milhões de pessoas enfrentam a possibilidade de passar fome no Malawi, enquanto quase dois milhões de habitantes de Madagascar e um milhão e meio de pessoas no Zimbábue poderiam ficar sem comida suficiente pela falta de chuvas.

A produção agrícola nestes países se reduziu em 2015 à metade com relação ao volume colhido um ano antes.

Outro dos países gravemente afetados é o pequeno reino de Lesoto, encravado no coração da África do Sul, onde o governo declarou estado de emergência pela seca e cerca de 650 mil pessoas (um terço da população) não têm acesso já aos alimentos necessários.

No Lesoto, e em outros países como Angola, Moçambique e Suazilândia, a escassez de precipitações reduziu de forma drástica o fornecimento de água com graves consequências não só para as colheitas, mas para também para a pecuária.

Estas dificuldades para a agricultura provocaram fortes altas dos preços dos alimentos na zona. O preço do milho -alimento de base na região- no Malawi aumentou 73% com relação ao preço médio dos últimos três anos.

Segundo os especialistas, El Niño é o fenômeno meteorológico de maior impacto das últimas três décadas e teve efeitos sobre o clima no mundo todo.

Como consequência do mesmo, o maior produtor agrícola da África meridional, África do Sul, viveu em 2015 a pior seca em mais de meio século, informa o PMA.

Países como Madagascar, Malawi, Moçambique e Zâmbia estão entre os países do mundo com números mais altas de desnutrição crônica, por isso que os efeitos desta seca podem ser devastadores para a população, especialmente a infantil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade