PUBLICIDADE

Mundo

Seca já afeta quase metade da população total de Porto Rico

18 jun 2015 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 1,5 milhão de habitantes de Porto Rico, onde no total vivem 3,6 milhões de pessoas, já sofrem o efeito de uma seca que assola 59% do território da ilha caribenha.

"Neste momento, conservar o recurso água deve ser a mais alta prioridade para todos os porto-riquenhos", disse nesta quinta-feira a secretária do Departamento de Recursos Naturais e Ambientais (DRNA), Carmen Guerrero.

Segundo detalhou, o Monitor Federal de Seca ampliou a classificação de seca severa (D-2) em Porto Rico, para alcançar um total de 13 municípios do centro e do leste da ilha e incluir a bacia hidrográfica de Carraízo e a do rio La Plata.

As casas e lojas que recebem água dos açudes de ambas baías já estão submetidas a racionamentos, de modo que só têm serviço um de cada dois dias ou inclusive um de cada três.

Foi estendida também a classificação de seca moderada (D-1) para cobrir todos os municípios do leste e do sudeste da ilha, e as condições atipicamente secas (D-0) para todo o noroeste.

"Isto inclui mais de 20 baías hidrográficas que atualmente se veem afetadas pelas condições de seca", explicou Guerrero, que ressaltou que "em maio a metade oriental do país se manteve com chuva abaixo do normal".

Dessa forma, 59% do território de Porto Rico se encontra sob condições de seca: 25% atipicamente seco, 28% em seca moderada e 6% em seca severa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade