PUBLICIDADE

Mundo

Saiba quais são as 11 ilhas mais 'verdes' do mundo

Elas são consideradas exemplos de sustentabilidade com produção de energia limpa

24 jul 2015 - 17h02
(atualizado em 6/10/2017 às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Dos mares do norte até o Oceano Pacífico, existem 11 ilhas "verdes" no mundo. Elas são nomeadas desta maneira porque são exemplos de inovação, eficiência e desenvolvimento sustentável. Além disso, são chamadas de pontos cardeais de uma visão de futuro da "transição energética" que atravessa um planeta "100% renovável".

Segundo a classificação publicada pela ONG italiana Legambiente, em primeiro lugar aparece a ilha espanhola El Hierro, que fica nas Canárias. O local é o primeiro do mundo a ser autossuficiente energeticamente. Desde junho de 2014, seus 10 mil habitantes usufruem de um sistema de plantas hidroelétricas e eólicas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Também as outras 10 selecionadas têm suas virtudes na questão. A segunda colocada, Samso (Dinamarca) é energeticamente independente. Na sequência Eigg (Escócia), Bonaire (no mar do Caribe), Bornholm (Dinamarca) levam adiante planos de racionalização no consumo de recursos hídricos.

Pellworm (Alemanha) produz três vezes mais energia do que seus 1,2 mil moradores consomem e Tokelau (Nova Zelândia) onde a instalação de um sistema fotovoltaico colocou a ilha em primeiro lugar na produção de 100% de sua energia pelo sol.

Outras ilhas consideradas "verdes" são as de Aruba (no Mar do Caribe), White (Inglaterra) e de Muck e Gigha (Escócia).

A ONG ressalta a ausência das ilhas italianas no ranking e diz que "há grandes potencialidades" e projetos sendo elaborados para Favignana, a ilha de Giglio e Lampedusa.

Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade