PUBLICIDADE

Mundo

Rússia desmente ter violado espaço aéreo turco

30 jan 2016 - 19h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Defesa russo desmentiu hoje (30) que um avião militar tenha violado o espaço aéreo turco e classificou a denúncia da Turquia como “propaganda vazia”, adiantou a agência EFE. “Não houve qualquer violação do espaço aéreo da Turquia por aviões do contingente russo na Síria. As declarações turcas sobre a suposta violação do espaço aéreo por um avião russo Su-34 representam propaganda vazia”, declarou à agência russa Interfax o porta-voz do Ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

O governo da Turquia convocou hoje o embaixador da Rússia para protestar contra uma nova violação do seu espaço aéreo por parte de um avião de combate russo, conforme comunicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Advertência

De acordo com o comunicado, o incidente ocorreu na sexta-feira e foi protagonizado por um caça Su-34 da Força Aérea russa, cujo piloto foi advertido minutos antes por operadores de radares turcos em russo e inglês. O porta-voz do Ministério da Defesa russo afirmou que “até os especialistas turcos em defesa aérea sabem” que os seus radares “apenas podem detectar a altitude, o curso e a velocidade” de um avião, mas não o seu tipo ou se é russo ou da coligação liderada pelos Estados Unidos que bombardeia os jihadistas na Síria.

“Isso só possível fazer por contacto visual direto de outro avião, que neste caso não existiu”, assegurou Konashenkov, que classificou como obra de “propagandistas analfabetos que viram demasiados filmes de Hollywood” as afirmações de que o suposto piloto russo teria sido avisado no seu idioma e também em inglês.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade