PUBLICIDADE

Mundo

Romney faz discurso conciliador após reconhecer derrota

7 nov 2012 - 06h49
Compartilhar

Alfonso Fernández.###nl### Boston (EUA) No discurso feito após reconhecer sua derrota nas eleições presidenciais, o aspirante republicano à Casa Branca, Mitt Romney, instou democratas e republicanos a colocarem "o país na frente da política" para recuperar o caminho do crescimento.

"Estou preocupado com os Estados Unidos. A nação se encontra em um ponto crítico", afirmou Romney já durante a madrugada.

Romney compareceu ao quartel-general de sua campanha, o Centro de Convenções de Boston, após uma acirrada jornada eleitoral na qual o presidente Barack Obama o venceu por 303 votos no Colégio Eleitoral a 206, segundo os resultados provisórios.

"Gostaria de satisfazer às suas esperanças para liderar o país rumo a uma direção diferente, mas o país elegeu outro líder", reconheceu.

Pouco antes, Romney ligara para Obama a fim de parabenizá-lo pela vitória e também para pôr fim à polêmica surgida quando a campanha republicana afirmou não reconhecer os resultados até a contabilização dos votos em Ohio e na Flórida.

A disputa foi menos apertada do que fora previsto nas pesquisas, principalmente pela incapacidade de Romney em captar o voto da comunidade hispânica, dos jovens e das mulheres.

Em suas palavras, o ex-governador de Massachusetts reiterou que o país avançará se seguir fiel aos princípios de sua fundação.

"Acredito nos Estados Unidos e acredito no povo dos Estados Unidos", indicou Romney, que não deixou de referir-se a sua grande arma durante a campanha, a fraqueza da economia americana e o baixo ritmo da criação de empregos.

"Necessitamos de criadores de empregos de todos os tipos. Contamos com vocês para investir, contratar e avançar", disse à audiência que se manteve à sua espera durante várias horas e aplaudiu com entusiasmo o seu discurso.

Romney agradeceu o enorme trabalho do seu candidato a vice-presidente, Paul Ryan, e dos voluntários de sua campanha, assim como o esforço de sua esposa, Ann, que, segundo ele, "teria sido uma primeira-dama maravilhosa".

O discurso do candidato republicano foi breve e a sua conclusão foi recebida no palco por sua esposa, Ryan e vários de seus netos.

"Demos tudo o que tínhamos nesta campanha. Neste momento de difíceis desafios para o nosso país, rezarei para que o presidente Barack Obama tenha êxito na liderança do país", acrescentou Romney, que durante a tarde de terça-feira afirmara que só havia preparado um discurso de vitória.

Na sala principal da campanha republicana em Boston, o acesso da imprensa era extremamente limitado, mas era possível ver os rostos sérios e desanimados de algumas pessoas que deixavam o local.

Um dos primeiros a sair foi o magnata de Las Vegas Sheldon Adelson, que evitou comentar os resultados e se limitou a assegurar que a apuração ainda estava em andamento em vários estados.

Adelson foi o principal contribuinte privado da campanha republicana, com cerca de US$ 53 milhões doados junto com sua mulher, Miriam. EFE

afs/pa

(vídeo) (foto)

EFE   
Compartilhar
Publicidade