PUBLICIDADE

Mundo

Ritos religiosos para corpo de Osama foram cumpridos, dizem EUA

2 mai 2011 - 13h08
(atualizado às 13h41)
Compartilhar

As forças americanas organizaram os ritos religiosos para o corpo de Osama Bin Laden a bordo de um porta-aviões no Mar da Arábia, afirmou um alto funcionário americano, após o ataque que matou o líder da Al-Qaeda no Paquistão.

Vídeo mostra interior de mansão onde Bin Laden teria morrido:

"Hoje (segunda-feira), ritos religiosos foram conduzidos para o morto no convés do USS Carl-Vinson, que está no norte do Mar da Arábia", informou um oficial da Defesa, que pediu o anonimato. "Os procedimentos tradicionais para o funeral islâmico foram seguidos. O corpo do morto foi lavado e então coberto com um tecido branco. O corpo então foi colocado em um saco com pesos. Um oficial militar leu trechos religiosos preparados (para a ocasião), que foram traduzidos para o árabe por um falante nativo. Depois que as palavras foram ditas, o corpo foi posicionado sobre uma tábua e lançado ao mar", disse o funcionário.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade