PUBLICIDADE

Mundo

Risco de incêndios deixa Austrália novamente em alerta

22 fev 2009 - 22h02
(atualizado às 22h54)
Compartilhar

Os bombeiros do estado australiano de Victoria entraram novamente em alerta contra novos incêndios em áreas urbanas, já que as condições, com fortes ventos e temperaturas acima dos 40ºC, são as piores desde o dia 7 deste mês, quando começou o fogo que matou 209 pessoas no sul do país.

Após um dia de luto, neste sábado em Melbourne, em homenagem às vítimas, as autoridades proibiram acender fogueiras em todo o estado, pois as chamas já voltam a ameaçar os moradores em pelo menos quatro enormes frentes. Centenas de bombeiros, com caminhões-pipa e helicópteros, trabalham para combater as chamas.

Em Warburton, 80 quilômetros ao leste de Melbourne, e em outras 15 cidades do Vale de Yarra, grande parte da população decidiu abandonar suas casas. As autoridades pediram aos moradores que ficaram em casa para tentar defendê-las que não mudem de opinião na última hora para não ficarem presos pelas chamas.

Neil Bumpstead, porta-voz dos bombeiros, advertiu que se o fogo chegar a Warburton, povoado acessível por uma única estrada através da floresta, os moradores não poderão entrar nem sair até que o fogo não tenha sido apagado, o que pode demorar vários dias.

A frente de Kilmore e Murrindindi, 100 quilômetros ao norte de Melbourne e que já arrasou 26 mil hectares, continua sendo a mais perigosa e propensa a mudanças na direção dos ventos. Também preocupa o fogo no parque nacional de Wilsons Promontory, no sudeste do estado e onde foram queimados 21 mil hectares, e o de Bunyip Ridge, ao oeste de Melbourne.

EFE   
Compartilhar
Publicidade