PUBLICIDADE

Mundo

Rebelião se aproxima de Bangui, na República Centro-africana

25 dez 2012 - 18h19
Compartilhar

A coalizão rebelde Seleka ocupou esta terça-feira uma nova cidade, Kaga Bandoro, no centro-norte da República Centro-africana, sem encontrar resistência, aproximando-se um pouco mais da capital, Bangui, informou uma fonte militar.

Até agora presente no leste e no norte de Bangui, a rebelião que tinha afirmado no início das hostilidades, em 10 de dezembro, não querer avançar para a capital, se aproxima dali perigosamente, encontrando apenas um pouco de resistência em seu avanço.

Bangui se situa na fronteira do Congo Brazzaville e da República Democrática do Congo.

Em sinal de crise, "o presidente centro-africano (François Bozizé) reuniu longamente responsáveis militares para analisar a situação", afirmou esta terça-feira uma fonte militar na capital centro-africana.

Em Kaga Bandoro, "os rebeldes entraram" esta terça-feira "em carro e em moto, e começaram atirar com armas pesadas em direção a pontos estratégicos: base de destacamento militar, gendarmaria, posto de alfândega, polícia", declarou outra fonte militar em Sibut, local estratégico na rota para Bangui.

"Elementos das forças armadas centro-africanas, segundo a mesma fonte, apresentaram uma breve resistência, depois bateram em retirada na direção de Sibut (a 130 km de Kaga Bandoro e a uma centena de quilômetros de Bangui)".

"Uma boa parte da população se esconde em casa ao ouvir as detonações e muitos moradores fugiram em direção às cidades vizinhas", acrescentou a fonte militar.

Kaga Bandoro é a quarta cidade do país a ser atacada e ocupada pela rebelião após Ndele (norte), Bria (centro) e Bambari (centro-sul).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade