PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes em Mali assumem controle de Diabali, segundo ministro francês

14 jan 2013 - 10h40
(atualizado às 10h50)
Compartilhar

O ministro de Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, informou nesta segunda-feira que os rebeldes salafistas que controlam o norte de Mali tomaram a cidade de Diabali.

"Nesta manhã assumiram Diabali após um grande combate e da resistência do Exército de Mali, que estava sem forças suficientes neste momento", disse o ministro em entrevista concedida à cadeia "BFM".

Le Drian afirmou que as incursões aéreas continuam para recuperar o controle da pequena cidade, que se encontra a cerca de 400 quilômetros de Bamaco, em uma região de floresta na fronteira com a Mauritânia e com Azawad, nome que recebe a região do norte de Mali, que está sob influência salafista.

O ministro revelou que os rebeldes estão "extremamente armados e organizados", e reiterou que a missão da França, que foi autorizada nesta sexta-feira pelo presidente François Hollande, durará "certo tempo", o necessário para permitir que Mali recupere sua integridade territorial.

Não foram divulgados dados sobre baixas no grupo rebelde. Le Drian explicou que o objetivo das forças francesas é "militar", por isso elas não atuam "quando existe risco para os civis".

Pouco antes da entrevista, Le Drian disse ao sair de uma reunião no Palácio do Eliseu sobre a situação em Mali que os principais combates estão sendo travados no oeste do país africano.

No balanço das operações, o ministro informou que os salafistas abandonaram a cidade de Kona, no leste do país, e que no norte as incursões aéreas deram excelentes resultados, com a destruição de infraestrutura logística.

EFE   
Compartilhar
Publicidade