PUBLICIDADE

Mundo

Rajoy garante, após declarações de Obama, que Espanha não vai quebrar

29 out 2012 - 16h54
Compartilhar

O chefe do governo da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou nesta segunda-feira, em relação às declarações do presidente dos Estados Unidos Barack Obama, que não vai permitir que a Espanha quebre, que está "absolutamente convencido" de que isso não vai acontecer.

Rajoy respondeu desta forma às declarações de Obama que disse que a Espanha é o maior país da União Europeia (UE) que está em crise e sua queda não pode ser permitida.

"Estou absolutamente convencido de que não vai acontecer nada disso que supostamente poderia acontecer", garantiu o chefe do Executivo espanhol, que reconheceu que a Espanha está em uma situação complicada, da mesma forma que outros países da EU, e está realizando as políticas necessárias para fazer frente ao déficit público e impulsionar as reformas estruturais.

Ao mesmo tempo, considerou que a UE deu a mensagem que o euro é irreversível e seu governo vai fazer o possível para que Bruxelas continue seu processo de união.

Rajoy acredita que isso é muito importante para os países que, como a Espanha, "estão sendo sérios e tomando decisões muito duras e difíceis".

Além disso, o presidente do Executivo espanhol insistiu que o principal problema do seu país é seu financiamento e este deveria ter "preços sensatos e razoáveis", já que não se pode viver em uma união monetária na qual alguns se financiam de graça enquanto outros têm que pagar muito mais.

"Isso não é justo e não sei se o senhor Obama se referia a isso ou a outra coisa", especificou. EFE

bb-nl/rpr

EFE   
Compartilhar
Publicidade