PUBLICIDADE

Mundo

Rainha Beatrix da Holanda pode anunciar abdicação hoje, segundo imprensa

28 jan 2013 - 15h37
Compartilhar

A rainha Beatrix da Holanda fará em instantes um inesperado discurso transmitido pela televisão e cujos detalhes não foram antecipados, mas no qual, segundo o site do jornal "De Telegraaf", que cita fontes ligadas à família real, poderá anunciar sua abdicação.

O pronunciamento será exibido às 18h GMT (16h de Brasília), anunciou em um breve comunicado a Casa Real, que não revelou nem o motivo nem os assuntos que a rainha abordará.

O jornal "De Telegraaf" diz em seu site que ela vai anunciar sua abdicação, enquanto outros veículos de imprensa, como a rede de televisão pública "NOS" consideram provável que esse seja o motivo da convocação.

O discurso, que foi gravado hoje mesmo, ocorre a três dias de a rainha completar 75 anos. Beatrix da Holanda está há 33 anos no trono, ao qual chegou em 1980 quando sua mãe, a rainha Juliana, abdicou ao fazer 71 anos.

Caso Beatriz decida efetivamente se retirar, a chefia de Estado passará ao príncipe Willem, casado desde 2002 com a argentina Máxima Zorreguieta.

Beatriz Wilhelmina Armgard de Orange-Nassau nasceu no palácio de Soestdijk de Baarm, em Haia, no dia 31 de janeiro de 1938, e foi a primogênita da então princesa Juliana e do príncipe Bernardo de Lippe-Biesterfeld.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa se refugiou no Canadá, após uma breve estadia na Inglaterra, e em 1945 retornou ao país.

Em setembro de 1948, ela se tornou herdeira, quando sua mãe foi investida rainha dos Países Baixos, e em 1956, ao completar a maioridade, entrou para o Conselho de Estado e, como herdeira da Coroa, começou a receber um salário do Tesouro Público.

Conhecida como a "princesa sorriso", Beatriz de Holanda se casou em 1966 com o alemão Claus van Amsberg, que faleceu em 2002. Eles tiveram três filhos, o príncipe herdeiro Willem (1967), Friso (1968) e Constantino (1969).

EFE   
Compartilhar
Publicidade