PUBLICIDADE

Mundo

Radiação do desastre em Fukushima é detectada no Canadá

Níveis de radioatividade detectados foram extremamente baixos

6 abr 2015 - 19h26
(atualizado às 21h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulher lança buquê de flor no mar em Iwaki, na região de Fukushima, no Japão, em 11 de março, dia de aniversário do terremoto seguido de tsunami que atingiu a área. 11/03/2015
Mulher lança buquê de flor no mar em Iwaki, na região de Fukushima, no Japão, em 11 de março, dia de aniversário do terremoto seguido de tsunami que atingiu a área. 11/03/2015
Foto: Kyodo / Reuters

A radiação proveniente do acidente nuclear de Fukushima, ocorrido no Japão em 2011, foi detectada pela primeira vez ao longo do litoral da América do Norte, embora em níveis muito baixos para representar uma ameaça significativa à vida humana e marinha, disseram cientistas nesta segunda-feira.

Vestígios de Césio-134 e Césio-137 foram detectados em amostras coletadas em 19 de fevereiro no mar próximo a Ucluelet, uma pequena cidade da Ilha de Vancouver, na região canadense de Columbia Britânica, disse o cientista do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, Ken Buesseler.

Siga Terra Notícias no Twitter

“A radioatividade pode ser perigosa, e devemos ser cuidadosos ao monitorar os oceanos depois do que certamente foi a maior liberação acidental de contaminantes radioativos nos oceanos da história”, disse Buesseler em comunicado.

Japão utiliza luz das hortênsias como fonte energia:

Os níveis de radioatividade detectados foram extremamente baixos. Por exemplo, nadar diariamente nas águas ao redor da Ilha de Vancouver por um ano representaria a exposição a uma radiação mais de mil vezes menor do que a sofrida durante uma única radiografia dentária, de acordo com o Woods Hole.

Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu a usina nuclear de Fukushima, 209 quilômetros a nordeste de Tóquio, provocando um triplo derretimento de reatores nucleares e forçando mais de 160 mil moradores a se retirar da região. O acidente contaminou a água, alimentos e o ar. Foi o pior acidente nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade