PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Quênia diz que treinado pela Al Qaeda liderou ataque a shopping

5 out 2013 - 17h12
(atualizado às 18h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Quênia afirmou que um homem sudanês treinado pela Al Qaeda estava entre os líderes de um ataque a um shopping em Nairobi, em que pelo menos dezenas de pessoas foram mortas, no pior ataque no país em 15 anos.

O grupo al Shabaab, ligado à Al Qaeda, assumiu a responsabilidade pelo ataque, de duas semanas atrás, no centro de Westgate, dizendo que foi um ato de vingança pela campanha militar do Quênia na Somália, mas as identidades dos atiradores permanecem incertas.

Um porta-voz militar do Quênia nomeou, neste sábado, quatro dos agressores, afirmando que eles também incluíam um queniano árabe e um somali.

Imagens do circuito fechado de televisão do shopping de Westgate que foram transmitidas nos canais de televisão do Quênia pareceram mostrar quatros homens armados andando pelo supermercado do shopping e pelo depósito armazém.

O major Emmanuel Chirchir, porta-voz das Forças de Defesa do Quênia (KDF), nomeou os quatro como sendo Abu Baara al-Sudani, Omar Nabhan, Khattab al-Kene e Umayr.

"Confirmo que esses eram os terroristas. Todos eles morreram no ataque", disse Chirchir à Reuters, citando as conclusões da KDF e dos corpos de inteligência nacional.

Ele afirmou que Al-Sudani, que significa "O Sudanês", era o líder do grupo mostrado no circuito interno de televisão e que ele foi treinado pela Al Qaeda.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade