PUBLICIDADE

Mundo

Piloto de voo TransAsia 'puxou acelerador para lado errado'

Relatório revela que acidente em vooTransAsia, que caiu em fevereiro, foi causado por despreparo do capitão

2 jul 2015 - 10h34
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião da TransAsia GE235 caiu em fevereiro de 2015
Avião da TransAsia GE235 caiu em fevereiro de 2015
Foto: The Independent / Reprodução

Uma gravação feita no voo TransAsia GE235, que caiu no rio e resultou na morte de 43 pessoas em Taiwan em fevereiro deste ano, revelou que o piloto desligou o segundo motor do avião após falha do primeiro. As informações são do The Independent.

De acordo com um relatório do Conselho de Segurança da Aviação de Taiwan, divulgado nesta quinta-feira (2), o capitão Liao Jian-zong disse minutos antes do acidente que havia 'puxado o acelerador para o lado errado'.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Na gravação da caixa-preta é possível perceber que o piloto e co-piloto tentaram retomar o controle do avião, mas já era tarde demais para consertar o erro.

O relatório também relatou que o capitão havia fracassado na simulação de treinamento em maio de 2014 por não conhecer bem o procedimento envolvendo os motores. De acordo com o The Independent, alguns instrutores disseram na época que Liao Jian-zong era 'propenso a ficar nervoso e podia cometer erros'.

Um esboço do relatório final será publicado em novembro deste ano e a versão final está prevista para ser concluída em abril de 2016, disse o Conselho. 

Vídeo mostra queda de avião logo após decolar em Taiwan:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade