PUBLICIDADE

Mundo

Pyongyang promove funcionários que se destacaram em relações com os EUA

23 set 2010 - 01h15
Compartilhar

O Governo da Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira a promoção de funcionários do Ministério de Exteriores que tiveram papel relevante em negociações com os Estados Unidos, entre eles dois importantes responsáveis pelo diálogo para a desnuclearização.

O até agora primeiro vice-ministro de Exteriores, Kang Sok-ju, assume como vice-presidente do Parlamento, enquanto o negociador para o diálogo nuclear de seis lados, Kim Kye-gwan, passou a ocupar o posto de Kang, informou a agência oficial norte-coreana, "KCNA", citada pela sul-coreana "Yonhap".

Kang, vice-ministro de Exteriores durante 24 anos, foi o representante norte-coreano na negociação para o acordo assinado em 1994 em Genebra com os EUA, pelo qual Pyongyang se comprometeu então a congelar seu arsenal nuclear.

Kim, por sua parte, é o delegado de Pyongyang nas negociações de seis lados para a desnuclearização, que começaram em 2003, com participação de Coreia do Norte, EUA, Rússia, China, Japão e Coreia do Sul.

Também foi promovido ao cargo de vice-ministro outro membro da equipe de negociação nuclear, Ri Yong-ho, que entre 2003 e 2007 foi embaixador norte-coreano no Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Irlanda.

As promoções foram anunciadas enquanto o país comunista prepara uma reunião extraordinária de delegados do Partido dos Trabalhadores na próxima terça-feira, a primeira em 44 anos, marcada como o passo inicial no processo de sucessão do líder norte-coreano, Kim Jong-il, de 68 anos.

Analistas afirmam que Kim, à frente do regime norte-coreano desde 1994 e cuja frágil saúde foi agravada por um derrame cerebral em 2008, pode ser substituído por seu filho mais novo, Kim Jong-un.

A reunião da próxima semana será o maior evento político no país comunista desde 1980, quando um Congresso do Partido designou formalmente Kim Jong-il como sucessor de seu pai, Kim Il-Sung, o fundador da Coreia do Norte.

EFE   
Compartilhar
Publicidade