PUBLICIDADE

Mundo

Putin assegura que medidas contra corrupção não são mera campanha

10 dez 2012 - 11h46
Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu nesta segunda-feira que as medidas adotadas pelas autoridades do país contra a corrupção não são uma mera campanha.

"Não é uma campanha, mas um trabalho consequente para erradicar a corrupção", disse o chefe do Kremlin, citado pelas agências russas, em reunião com seus representantes eleitorais.

Putin ressaltou que a luta contra a corrupção deve ser realizada "não só nas altas esferas, mas também nas ruas, onde pessoas de determinadas estruturas praticam a extorsão".

O presidente russo ressaltou que os casos de corrupção devem ser investigados de maneira diligente, mas sem pressa, já que se os tribunais ditarem sentenças sem provas suficientes o país poderia voltar a 1937, em alusão à onda de repressões stalinistas que começaram naquele ano.

Na véspera, o Comitê de Instrução (CI) da Rússia informou que nos primeiros nove meses do ano mais de 16,5 mil casos de corrupção foram remetidos aos tribunais.

Segundo o CI, as perdas sofridas pelos cofres do Estado devido a estes delitos se estimam em mais de US$ 258 milhões.

A Rússia ocupa a 133ª posição na lista que mede a percepção de corrupção em 174 países, segundo o relatório anual publicado na semana passada pela ONG Transparência Internacional. EFE

bsi/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade